Preparando você para um futuro de sucesso!

CPA - Comissão Própria de Avaliação

Principal

Avaliação CPA

A avaliação institucional é um processo contínuo de pesquisa e comunicação que visa, essencialmente, a subsidiar a instituição na reflexão e aprimoramento de sua atuação, conforme a missão e objetivos impostos.

As propostas desse processo na Centro Universitário Campo Limpo Paulista foram estabelecidas desde sua criação, constando de seu Regimento e de seu PDI desde 1998, demonstrando, assim, a preocupação da instituição em manter seu exercício de qualidade.
Esse processo era desenvolvido na UNIFACCAMP por meio de instrumentos e avaliações de curso e de desempenho docente mesmo antes da exigência do MEC , estabelecida pelo SINAES. Em 2003 foi nomeada a primeira Comissão de Avaliação da UNIFACCAMP e renomeada em 2004, em atendimento da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004.

O processo de avaliação visa a identificar fatores que interferem positiva ou negativamente no desempenho da instituição, fornecendo subsídios para a compreensão da sua realidade e favorecendo a gestão acadêmico-administrativa. Quem conduz o processo é a Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por representantes de alunos, professores, profissionais técnico-administrativos e representantes da sociedade civil. O processo de avaliação prevê ações avaliativas que contemplam as abordagens de pesquisas, tanto quantitativas como qualitativas. Na primeira abordagem, os dados são obtidos por meio de instrumentos avaliativos com questões objetivas e pontuais (questionários e levantamentos de dados) que são complementados pelas ações de abordagem qualitativa com espaços para manifestações (entrevistas, questões abertas, câmaras de avaliação de curso, etc.).

Em 11 anos de exercício, a UNIFACCAMP consolidou sua cultura em auto-avaliação e pode vivenciar com segurança o Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, implantado pela Lei nº 10.861/2004.

O Sinaes é mais que um sistema. É uma política de governo voltada à avaliação da educação superior, que coloca a avaliação institucional no centro do processo avaliativo e abrange todas as Instituições de Ensino Superior do País. As produções da CPA, bem como os resultados das avaliações, estão disponíveis para consulta, em documentos e CD-ROM na biblioteca da UNIFACCAMP e também acessíveis no site.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.