Resumo: |
Este trabalho tem como foco a Experimentação e a História da Ciência,
sendo utilizadas como fonte de edificação no conhecimento do educando do
Ensino Médio.
Será evidenciado como a experimentação é de extrema importância para
o ensino-aprendizagem do educando, não sendo apenas ilustrações das teorias.
Os experimentos são mais uma forma de construir o conhecimento, e a partir
dele visualizar informações que apenas com as teorias não seriam possíveis,
pois existem fatos que as palavras não conseguem explicar e somente com
observações é possível compreender.
A História da Ciência será utilizada como facilitadora da construção desse
processo ensino-aprendizagem, pois ela dará embasamento para que o
educador aumente seu conhecimento e transmita isso para o educando de tal
forma, que seja compreendido os motivos pelos quais as teorias foram criadas e
recriadas ao longo dos tempos, deixando de lado apenas as apresentações de
datas, nomes de teorias/leis ou citações de cientistas importantes.
Para contemplar os aspectos educacionais acima apresentados, o
presente trabalho utilizará como tema gerador, a “chuva ácida”, propiciando ao
educador criar situações de discussões, relacionando a História da Ciência com
o contemporâneo. Já o educando, será beneficiado com as diversas áreas que
o tema irá abordar além da química, (biologia, educação ambiental, etc.) atuando
como ponto de partida para a realidade concreta. |