Resumo: |
Segundo a ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de
Bebidas não Alcoólicas, o Brasil é o terceiro maior país produtor de refrigerantes no
mundo atrás somente dos Estados Unidos e da China, tendo grandes marcas como
Ambev e Coca Cola com fábricas no seu território nacional; Além de estar no ranking
dos dez maiores consumidores do mundo. (ABIR, s.d.)
O frescor, tão procurado pelos consumidores ao degustar uma bebida carbonatada
depende da quantidade e solubilidade do gás carbônico contido na mesma, as quais
interferem diretamente no nível de efervescência sentido pelo consumidor, assim
como no seu sabor. ( Lima, et al., 2009)
No início dessa indústria tão lucrativa no Brasil, o processo de carbonatação da
Bebida era consideravelmente simples, porém sem grandes padrões de Qualidade.
A crescente de inovações e tecnologias possibilitam um avanço significativo no
controle e dosagem de gás Carbônico (CO2) nesse processo com a implementação
de sistemas de carbonatação avançados. (Portal de Bebidas Brasileiras, 2023)
A experiência sensorial do consumidor é um dos elementos mais importantes
avaliado por uma fábrica de refrigerantes. É através da resposta do público alvo, e
de suas reclamações, que estudos e análises estruturadas podem ser realizados a
fim de aprimorar e melhorar os processos, com a finalidade de entregar sempre um
produto de qualidade.
No presente trabalho, analisou-se o maior motivo de reclamações de uma empresa
de grande porte no ramo de bebidas não carbonatadas, referenciada neste texto
como Empresa A, por motivos de sigilo de informações. Acerca da problemática
encontrada, foi monitorado a perda de CO2 em refrigerante sabor cola envasado em
garrafas plásticas de 1 e 2 litros e analisado qual a prática do processo que pode
impactar significativamente no percentual de CO2 e, por consequência, no sabor do
refrigerante. |