Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2009
Título: Estratégias para amenizar a indisciplina em sala de aula
Autor(es): Marquezini, Elaine Cristina; Santos, Célia Eunice Dos
Orientador(es): Morandini, Eduardo
Co-orientador(es):
Palavras-Chave:
Assunto: Estratégias, indisciplina, ensino de qualidade, obstáculos.
Resumo: Este trabalho mostra vários problemas disciplinares vivenciados tanto pelas escolas privadas quanto pelas públicas, sendo que, atualmente a indisciplina tem sido um dos maiores obstáculos para o trabalho pedagógico do professor em sala de aula. Nosso objetivo é entender um pouco sobre esse assunto e buscar estratégias para amenizar esse problema e como o professor deve agir perante uma sala indisciplinada. O estudo dessa pesquisa tem como objetivo esclarecer a ideia que se faz de indisciplina e do indisciplinado, não procurando culpados, mas sim buscando soluções viáveis. Nesta pesquisa as fontes analisadas foram as escolas da rede privada e pública municipal, através de observações, entrevistas e questionários destinados a diretores, alunos, professores e pais. Com as observações dos professores e alunos notamos que falta diálogo entre eles e que na maioria das vezes as regras são esquecidas e para corrigir os alunos são usadas punições para se conseguir manter a ordem. Através desta pesquisa procuramos estratégias e a melhor forma de amenizar a falta de disciplina do aluno, buscando prevenir situações difíceis de indisciplina, criando um clima agradável ao desenvolvimento das atividades escolares e o mais importante que é favorecer um ensino de qualidade.
Área:
Arquivo: Estratégias para amenizar a indisciplina em sala de aula
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto