Curso: |
Pedagogia |
Tipo: |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Ano de Defesa: |
01/12/2010 |
Título: |
Oralidade como objeto de ensino: concepções e perspectivas |
Autor(es): |
Pereira, Carolina |
Orientador(es): |
Mesquita, Vivian Sotelo de Siqueira |
Co-orientador(es): |
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Palavras-Chave: |
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Assunto: |
oralidade, letramento, ensino de língua materna |
Resumo: |
Além da alfabetização, leitura e escrita, outros objetos de ensino são importantes, como por exemplo, o ensino da oralidade. Documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil além de autores como Schneuwly e Dolzs (2004), Marcuschi (2007) e Rojo (In: Signorini,
2001) apontam caminhos para o trabalho com oralidade em sala de aula. Para o trabalho com a oralidade, é essencial que as semelhanças entre fala e escrita sejam
consideradas, com o propósito de que a primeira seja reconhecida e valorizada sua importância, combatendo a supremacia da escrita em detrimento da fala. Devemos
assumir o oral como objeto de ensino. Nossa pesquisa revela algumas concepções e perspectivas de ensino da oralidade, analisa apostilas do Sistema de Ensino Positivo e
pretende apontar caminhos para que a oralidade seja devidamente trabalhada. A atuação do professor é essencial para sua efetividade. |
Área: |
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Arquivo: |
Oralidade como objeto de ensino: concepções e perspectivas |
País: |
Brasil |
Editor: |
Centro Universitário Campo Limpo Paulista |
Sigla: |
UNIFACCAMP |
Tipo de Acesso: |
Acesso Aberto |