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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2010
Título: Oralidade como objeto de ensino: concepções e perspectivas
Autor(es): Pereira, Carolina
Orientador(es): Mesquita, Vivian Sotelo de Siqueira
Co-orientador(es):
Palavras-Chave:
Assunto: oralidade, letramento, ensino de língua materna
Resumo: Além da alfabetização, leitura e escrita, outros objetos de ensino são importantes, como por exemplo, o ensino da oralidade. Documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil além de autores como Schneuwly e Dolzs (2004), Marcuschi (2007) e Rojo (In: Signorini, 2001) apontam caminhos para o trabalho com oralidade em sala de aula. Para o trabalho com a oralidade, é essencial que as semelhanças entre fala e escrita sejam consideradas, com o propósito de que a primeira seja reconhecida e valorizada sua importância, combatendo a supremacia da escrita em detrimento da fala. Devemos assumir o oral como objeto de ensino. Nossa pesquisa revela algumas concepções e perspectivas de ensino da oralidade, analisa apostilas do Sistema de Ensino Positivo e pretende apontar caminhos para que a oralidade seja devidamente trabalhada. A atuação do professor é essencial para sua efetividade.
Área:
Arquivo: Oralidade como objeto de ensino: concepções e perspectivas
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto