Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2011
Título: Processo de alfabetização no ensino fundamental de nove anos, o
Autor(es): Maria, Alessandra Conceição Destro; Moreira, Selma Cristina
Orientador(es): Mesquita, Vivian Sotelo de Siqueira
Co-orientador(es):
Palavras-Chave:
Assunto: Ensino fundamental de nove anos, alfabetização, o brincar no ensino fundamental
Resumo: Este trabalho aborda parte dos resultados de pesquisa desenvolvida em duas escolas municipais da região, visando estudar a implementação do ensino fundamental de nove anos, que ocorreu em 2008 e 2009, ano de adoção do novo ensino fundamental nos respectivos municípios em que as escolas se encontram. A pesquisa compôs-se em estudos teóricos e por um conjunto de procedimentos metodológicos, dos quais destacamos as conversas realizadas com os pais de alunos de 6 anos de idade incluídos no primeiro ano do ensino fundamental. As análises do material permitiram evidenciar que a recepção do novo ensino fundamental pelos entrevistados foi predominantemente favorável, decorrente de expectativas de alfabetização das crianças. Conseqüentemente, avaliaram de modo positivo atividades de leitura/escrita no primeiro ano e opuseram-se à existência de outras atividades no currículo, sobretudo às atividades lúdicas. Com este estudo, pretende-se contribuir para reflexões sobre desafios a serem enfrentados no novo ensino fundamental, focalizando particularmente no processo de alfabetização e nas concepções dos pais referente ao novo sistema de ensino.
Área:
Arquivo: Processo de alfabetização no ensino fundamental de nove anos, o
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto