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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: História
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2010
Título: Inclusão digital no ensino de história
Autor(es): Vieira, Ramon Biondo
Orientador(es): Campos, Fernando Roberto
Co-orientador(es):
Palavras-Chave:
Assunto: Inclusão digital; ensino de história
Resumo: O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) identificou, em cerca de três mil municípios brasileiros, 108 iniciativas no âmbito dos governos federal, estadual e terceiro setor, tendo sido cadastrados 16.722 projetos que representam potenciais pontos de inclusão digital (PIDs). O estudo revelou ainda que o estado de São Paulo é o que mais apresenta PIDs (2.640), seguido de Pernambuco ( 2.257) e Minas Gerais ( 2.145). Por último, aparece Roraima com apenas 48 PIDs. Com relação à porcentagem por região, o Sudeste aparece com 38%, o Nordeste com 35%, o Sul com 13%, o Norte com 8% e o Centro-oeste com 7%. Também verifica-se que cerca de 62% das ações de inclusão digital são empreendidas pelo governo federal. Ainda é um caminho longo a se percorrer se levar em conta que o projeto de inclusão digital seria para todo o pais, como mostra os dados de uma pesquisa feita pela Agencia de telecomunicações (Anatel) no ano de 2007 referente ao acesso a rede de computadores aprovando um Plano Geral de Metas com expectativas de que até 2010, todos os 3.570 municípios do pais que ainda não estão conectados á rede mundial terão acesso a essa ferramenta. Apesar de ser fundamental aos municípios a instalação de redes de banda larga não é o bastante, pois há uma certa necessidade de levar a inclusão digital até as escolas públicas, onde essa tecnologia possa fazer a diferença entre ter ou não ter futuro como cidadão produtivo. O acesso ao computador e a internet é fator decisivo para a competitividade dos países na economia internacional e para cada individuo na sua própria disputa pelo mercado de trabalho. No Brasil, embora o acesso à rede mundial esteja se expandindo, esse fenômeno ainda é, infelizmente muito concentrado nas classes mais altas e nos municípios mais urbanizados
Área:
Arquivo: Inclusão digital no ensino de história
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto