Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2009
Título: Inclusão de crianças com Síndrome de Down
Autor(es): Martins, Suellen Montoya Machado; Pereira, Maiara Raquel Bueno
Orientador(es): Ranalli, Nadia Maria Giaretta
Co-orientador(es):
Palavras-Chave:
Assunto: Inclusão, Síndrome de Down, Desenvolvimento cognitivo, Linguagem, Acessibilidade
Resumo: A presente pesquisa tem por finalidade conhecer e discutir o processo de Inclusão de uma criança com Síndrome de Down na escola regular, haja vista que o procedimento de inclusão, exatamente por ser diferente da prática de integração, desafia os sistemas sociais comuns a realizar mudanças fundamentais em seus procedimentos estruturais. A inclusão social é , portanto um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações, pequenos e grandes, seja nos ambientes físicos, na mentalidade das pessoas e do próprio educando com Necessidades Educativas Especiais. O estilo de vida independente compreende movimento, filosofia, programas, processos fundamentais para que a inclusão, ocorra com as pessoas com qualquer tipo de deficiência e as mesmas terão maior participação de qualidade na sociedade, tanto na condição de beneficiário dos bens e serviços que ela dispõe, como também na de contribuintes ativos no desenvolvimento social, econômico, cultural e política da nação. A pesquisa bibliográfica permitiu traçar um quadro visível das questões que norteiam o processo de inserção da pessoa com Síndrome de Down na escola, inclusive nos induzindo a conhecer de forma minuciosa o caminho que eles percorrem, como também todos os membros que fazem parte da incansável luta rumo a sucessos. Deve-se haver inclusão na educação, no lazer, na sociedade, no coração. Quando isso se realizar, poderemos finalmente falar de vida inclusiva.
Área:
Arquivo: Inclusão de crianças com Síndrome de Down
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto