Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2009
Título: Ética e cidadania nas séries iniciais: um estudo da proposta curricular oficial do MEC
Autor(es): Feitosa, Andréia de Sousa; Pinto, Elizangela Cayetano Eiras
Orientador(es): Campos, Fernando Roberto
Co-orientador(es):
Palavras-Chave:
Assunto: Ética; cidadania; educação; democracia.
Resumo: Este trabalho apresenta situações em que esclarece a importância do cidadão consciente de que somos responsáveis pela sociedade em que vivemos, onde os valores morais e cívicos devem ser aprendidos no contexto da ética e cidadania e serem praticados e aplicados desde o âmbito familiar onde ocorre o primeiro contato do individuo e dando segmento na vida escolar e na sociedade. Por estarem inteiramente ligadas passam a ser efetivamente responsáveis para a formação, decidimos pesquisar através de leituras, que nos esclareceu alguns pontos importantes para entender qual o real papel da escola, e percebemos que a família passa esta responsabilidade inteiramente para a escola, por motivos sócios culturais, desestruturação familiar entre outros fatores não abordados em nosso trabalho. Preocupados com a violência arrasadora, falta de limites e respeito com o próximo, onde se percebe claramente a falta de valores éticos procuramos desenvolver algumas reflexões sobre a ética na formação do individuo desde as séries iniciais, tentamos entender o porquê dessa falência do sistema em que a escola deveria educar para ser cidadão e não serem atacados por eles. Os objetivos desse trabalho são mostrar o papel da educação no desenvolvimento ético para a cidadania das crianças em uma sociedade livre e democrática, sendo necessário à parceria efetiva com a sociedade e família. Nenhuma dessas instituições deve falhar omitir ou deixar para que o outro resolva essa questão todos devem ter a responsabilidade de se trabalhar interligados para contribuir na reconstrução de valores, trabalhando nas crianças a importância de se respeitarem, seguir regras e sua importância para conviver com outras pessoas. Com isto, baseados nos Parâmetro Curricular Nacional (Temas Transversais) e no Programa do MEC intitulado Ética e Cidadania valores na escola e na sociedade espera-se trazer possíveis encaminhamentos para o processo de formação ética desde as séries iniciais para que educadores possam interferir intencionalmente na construção de cidadão éticos. Conclui-se que a educação deve por meio de práticas pedagógicas, introduzir o aluno no mundo ético, sendo necessário levar ao cotidiano da criança o dialogo e a reflexão das questões morais.
Área:
Arquivo: Ética e cidadania nas séries iniciais: um estudo da proposta curricular oficial do MEC
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto