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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2009
Título: Deficiência intelectual na educação inclusiva
Autor(es): Brandão, Stefanie Ferreira; Dorta, Ediane Cristine Correa
Orientador(es): Campos, Fernando Roberto
Co-orientador(es):
Palavras-Chave:
Assunto: Educação Inclusiva; deficiência intelectual; Educação Infantil; Formação de professores.
Resumo: Sabemos que, as pessoas com Deficiência Intelectual ainda enfrentam forte preconceito e discriminação através da incompreensão do olhar social. O presente trabalho visou fundamentar a Deficiência Intelectual, em relação à Educação Inclusiva, visto que, é um processo que amplia a participação de todos os estudantes no ensino regular, partindo de uma reestruturação cultural, das práticas e das políticas vivenciadas nas escolas, valorizando a diversidade do aluno. Assim, constituíram-se objetivos deste estudo: relatar, de maneira ampla a Deficiência Intelectual; compreender o desenvolvimento psicológico e educacional do sujeito com Deficiência Intelectual, buscar medidas oportunizadoras para que este sujeito alcance sua autonomia, na atuação em contexto escolar, familiar e social. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo. O Deficiente Intelectual deve ser visto como ser único, e ser respeitado em suas limitações e ritmo, para desenvolvimento da sua autonomia. Nessa perspectiva educacional faz-se urgente garantir ao Deficiente Intelectual o direito à comunicação e à participação no processo ensino-aprendizagem, através de situações dialógicas entre professor, aluno e família. Para a realização efetiva da prática pedagógica frente à Deficiência Intelectual é fundamental se buscar mediadas oportunizadoras dentro do contexto escolar, a fim de subsidiar esta prática. É importante que o professor, ao receber um aluno com Deficiência Intelectual na sala de aula, esteja preparado e tenha informações necessárias para que haja uma inclusão integral e, para que seu trabalho junto a esse aluno alcance resultado positivo. Concluindo, acreditamos que, em beneficio do aluno com Deficiência Intelectual, se faz necessário um trabalho em conjunto e abrangendo-o na sua totalidade.
Área:
Arquivo: Deficiência intelectual na educação inclusiva
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto