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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2010
Título: Defasagem escolar nas séries iniciais
Autor(es): Lima, Vania Aparecida Pereira; Pereira, Santina Bichel
Orientador(es): Morandini, Eduardo
Co-orientador(es):
Palavras-Chave:
Assunto: Aprendizagem – Evasão escolar – Família
Resumo: Podemos classificar como fracasso escolar a desmotivação dos alunos, as dificuldades de aprendizagem, notas baixas e, conseqüentemente, a evasão e a repetência. Esta questão pode ser analisada sob diferentes pontos de vista. O primeiro deles é o setor social, pois de certa forma permeia os demais. Collares afirma que o fracasso escolar é um problema social e politicamente produzido. Portanto, é necessário desmistificar as famosas causas externas do fracasso escolar, o que relativiza e até mesmo inverte as muitas formas de compreendê-lo, dentre os quais a atual caracterização do fracasso escolar como “problemas de aprendizagem”, o que, a partir dessa perspectiva, poderia ser entendido como “problemas do ato de ensinar”, fatores que não são produzidos exclusivamente na sala de aula. Como vivemos em uma sociedade capitalista e, por este motivo imperam os interesses burgueses, a ideologia que nos é transmitida é exatamente a da burguesia, que não vai ao encontro das às necessidades das classes menos favorecidas. Ou seja, na escola, os filhos dos mais pobres não se sentem adequados, pois não estão de acordo com o que deles é esperado pela escola, resultando assim na reprovação. Como segundo setor classifica esta a escola pública que não está adequada às crianças pobres e, pois ao tomar decisões e agir, tem em mente um aluno ideal. O terceiro setor é a família segundo Millot é na família que o processo de aprendizagem se inicia. O amor que a criança sente por seus pais, mais tarde passa a sentir também por seus professores, esse sentimento é o motor da aprendizagem. Portanto, a família e a escola têm responsabilidade na educação dessa criança. Os problemas de adaptação escolar vão se refletir na família. Contudo, será que a família desse aluno reconhecerá esse problema como seu? Existe uma grande discrepância entre o que os pais identificam como sendo realmente “problema” e o que a escola valoriza como tal. O sentimento de inadequação por parte do aluno resulta em sua reprovação, interpretada erroneamente como fracasso escolar.
Área:
Arquivo: Defasagem escolar nas séries iniciais
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto