Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2010
Título: Como vivenciar a hiperatividade em sala de aula
Autor(es): Lopes, Sandra Moreira Mendonça; Nascimento, Carla Cristina do
Orientador(es): Ranalli, Nadia Maria Giaretta
Co-orientador(es):
Palavras-Chave:
Assunto: Déficit de Atenção, Educação, Hiperatividade
Resumo: A hiperatividade é um transtorno de comportamento que desenvolvem uma atividade motora intensa, que se movem continuamente, mas toda essa atividade tem um propósito. Indo de um lugar para outro e pode iniciar uma tarefa, mas rapidamente deixa para iniciar outro, que por sua vez, novamente deixou inacabado. Isso aumenta a hiperatividade, quando não há presença de outras pessoas, especialmente aqueles que mantêm comunicação freqüente. Pelo contrário, diminui a atividade quando está sozinho. A maioria dos sintomas das crianças com TDAH também podem ocorrer às vezes nas crianças sem este transtorno. No contexto educacional, a hiperatividade ou Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) pode ser considerado, muitas vezes, como indisciplinar, levando o aluno ao fracasso escolar. Por outro lado, o comportamento das crianças com TDAH na sala de aula também interfere com o seu desempenho no grupo de classe, principalmente por causa de sua impulsividade e que não pode inibir a primeira resposta espontânea. Por isso é muito importante os professores tenham estratégias para gerenciar o comportamento destas crianças e mais ainda considerando que, devido à alta prevalência da doença na população escolar. Neste âmbito, o estudo objetiva-se em compreender as ocorrências sobre o TDAH, as suas características, e como o professor possa vir a trabalho com alunos que apresentam este déficit, aliando à um sistema de aprendizagem recíproco.
Área:
Arquivo: Como vivenciar a hiperatividade em sala de aula
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto