Repositório Digital

Artigo - Visualizar


Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2009
Título: Leitura nas séries iniciais, a
Autor(es): Brás, Jurandir Aparecido; Melo, Creusa dos Santos
Orientador(es): Mesquita, Vivian Sotelo de Siqueira
Co-orientador(es):
Palavras-Chave:
Assunto: séries iniciais, leitura, ensino, aprendizagem, estratégias.
Resumo: Através desse trabalho e fundamentados pelos teóricos de Isabel Solé e Delia Lerner, apontamos as respostas do motivo de tantas crianças no mundo de hoje, em vias de aprendizado nas séries iniciais e no ensino fundamental, com relação à leitura, se apresentam de forma a desejar, isto é, crianças pouco interessadas em livros e demonstrando pouca intimidade com a leitura e dificuldades na escrita. O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica com estudos relevantes em relação a leitura nas séries iniciais e estão fundamentados aos literários existentes. Com a leitura, a criança entra no mundo das descobertas e esta por sua vez motiva-as na concretização da leitura propriamente dita, ou seja, à compreensão, e impele aos resultados que se consolida através da escrita. A escola torna-se fator fundamental para a aquisição do hábito da leitura e formação do leitor, pois mesmo com suas limitações, ela é o espaço destinado ao aprendizado da leitura. As leituras norteadas por diferentes objetivos produzem efeitos diferentes, que modificam a ação do leitor diante do texto. Entende-se que a leitura é um dos caminhos de inserção no mundo e da satisfação de necessidades do ser humano.
Área:
Arquivo: Leitura nas séries iniciais, a
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto