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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)


Curso: Pedagogia
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Ano de Defesa: 01/12/2009
Título: Importância do brincar na educação infantil, a
Autor(es): Souza, Maria Gilda Oliveira; Squillace, Maria Salomé
Orientador(es): Bertini JR., Nestor
Co-orientador(es):
Palavras-Chave: Brincar na educação infantil; Aprendizagem e desenvolvimento; Wallon; Vygotsky; Piaget; Creche no Brasil
Assunto:
Resumo: Alguns autores que defendem o brincar como forma de aprendizagem e desenvolvimento: - Wallon, defende o brincar e o brinquedo na estruturação do “eu”, no desenvolvimento afetivo, motor, intelectual e social. Vygotsky aponta o brincar como meio para criar situações simbólicas predominantes na primeira infância, que ajudam no desenvolvimento psicológico e a inserção social e cultural da criança. - Piaget acredita que os jogos são essenciais na vida da criança. Quando a criança joga assimilam e transformam a realidade. - Montessori prioriza as atividades do brincar construtivo com uso de materiais específicos e planejados. -Brincar - É através do brincar que a criança é introduzida gradativamente no universo cultural e histórico, abrindo-lhe caminho para a realização do processo de construção do conhecimento, desenvolvimento de sua autonomia, confiança, criatividade e integração com o outro e com o grupo. História da creche - A primeira creche surgiu na Europa por volta de 1770, quando um pastor de ovelhas resolveu cuidar das crianças da aldeia enquanto as mães trabalhavam. - Estruturação das creches se deu por volta de 1854, em Portugal e Nova Iorque, como assistencialista, cuidar e higienizar, combater a fome das crianças desfavorecidas. - A primeira creche no Brasil foi criada pelo Padre. Anchieta, catequizando as crianças índias, e as igrejas recolhiam crianças abandonadas nas rodas dos expostos das Santas Casas de Misericórdia. - A creche no Brasil consolidou-se com a revolução industrial, com a mudança na estruturação das famílias, as mães precisavam trabalhar nas indústrias e fazer serviços domésticos, então os empresários montaram as creches para abrigar os filhos das mães operárias. - Em 1961 é aprovada a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Infantil. - Na constituição de 1988, confirma a creche como instituição educativa, um direito da criança, uma opção da família e um dever do Estado. - Com a LDB, Lei 9394/96, a creche deixa de ser assistencialista e se torna educacional. Realização do trabalho: - Contato com diretores, para pedir autorização para realização dos estágios - apresentação de nossos objetivos e dos questionários - observação e participação - interação na rotina dos professores.
Área:
Arquivo: Importância do brincar na educação infantil, a
País: Brasil
Editor: Centro Universitário Campo Limpo Paulista
Sigla: UNIFACCAMP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto