Resumo: |
Alguns autores que defendem o brincar como forma de aprendizagem e desenvolvimento:
- Wallon, defende o brincar e o brinquedo na estruturação do “eu”, no desenvolvimento afetivo, motor, intelectual e social. Vygotsky aponta o brincar como meio para criar situações simbólicas predominantes na primeira infância, que ajudam no desenvolvimento psicológico e a inserção social e cultural da criança.
- Piaget acredita que os jogos são essenciais na vida da criança. Quando a criança joga assimilam e transformam a realidade.
- Montessori prioriza as atividades do brincar construtivo com uso de materiais específicos e planejados.
-Brincar - É através do brincar que a criança é introduzida gradativamente no universo cultural e histórico, abrindo-lhe caminho para a realização do processo de construção do conhecimento, desenvolvimento de sua autonomia, confiança, criatividade e integração com o outro e com o grupo.
História da creche
- A primeira creche surgiu na Europa por volta de 1770, quando um pastor de ovelhas resolveu cuidar das crianças da aldeia enquanto as mães trabalhavam.
- Estruturação das creches se deu por volta de 1854, em Portugal e Nova Iorque, como assistencialista, cuidar e higienizar, combater a fome das crianças desfavorecidas.
- A primeira creche no Brasil foi criada pelo Padre. Anchieta, catequizando as crianças índias, e as igrejas recolhiam crianças abandonadas nas rodas dos expostos das Santas Casas de Misericórdia.
- A creche no Brasil consolidou-se com a revolução industrial, com a mudança na estruturação das famílias, as mães precisavam trabalhar nas indústrias e fazer serviços domésticos, então os empresários montaram as creches para abrigar os filhos das mães operárias.
- Em 1961 é aprovada a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Infantil.
- Na constituição de 1988, confirma a creche como instituição educativa, um direito da criança, uma opção da família e um dever do Estado.
- Com a LDB, Lei 9394/96, a creche deixa de ser assistencialista e se torna educacional.
Realização do trabalho:
- Contato com diretores, para pedir autorização para realização dos estágios
- apresentação de nossos objetivos e dos questionários
- observação e participação
- interação na rotina dos professores. |