Resumo: |
A adolescência é marcada por ser um período conflituoso em vários aspectos
da vida do indivíduo, o qual se estabelece enquanto pessoa sob influência do contexto
socioeconômico, histórico e cultural ao qual está inserido. Percebe-se, nesse
contexto, que muitos jovens se encontram em condições de vulnerabilidade social, o
que acaba resultando em perdas no seu desempenho escolar e em problemas
comportamentais. Nesse sentido, a construção de um processo educativo que seja
libertador, transformador e possibilite um pensar crítico por parte dos estudantes é
fundamental para que as barreiras da desigualdade social sejam rompidas,
possibilitando a esses sujeitos melhores condições de vida. Dessa forma, o presente
estudo procura apresentar os fatores que desencadeiam a evasão de adolescentes
do ensino médio, enfatizando os efeitos da vulnerabilidade e da desigualdade social
na vida desses indivíduos, que muitas vezes se veem desamparados pelo Estado,
pela família e pela escola. Para tanto, realizou-se uma abordagem qualitativa por meio
de um levamento teórico de publicações científicas sobre a temática proposta. Os
fatores associados à vulnerabilidade social, econômica e cultural, são tidos como os
principais motivos de evasão dos adolescentes do ensino médio. Como consequência,
observa-se a legitimação da desigualdade social do país. Nesse contexto, destaca-se
o papel do psicólogo para atuar nos processos de conscientização e transformação,
no estabelecimento de um pensamento crítico social e na promoção de ações de
combate às desigualdades e vulnerabilidades as quais os jovens são e estão
constantemente submetidos. |