Sair da sala de aula para uma atividade diferente. Esta foi a proposta da professora Manoela Rodrigues aos alunos do curso de especialização Lato Sensu em Neurociência e Transtornos da Aprendizagem. E foi assim no dia 8 de outubro, com a visita dos pós-graduandos à Farmácia Escola da Unifaccamp, a única da região.
O curso de Neurociência e Transtornos da Aprendizagem, coordenado pela professora Lílian Vasconcelos Springer Steffens, tem o objetivo de oferecer um melhor preparo aos educadores e profissionais de áreas afins, contribuindo para o entendimento e o atendimento respeitoso aos que apresentam as chamadas “dificuldades de aprendizagem”, com aprofundamento nos conteúdos que envolvem o desenvolvimento químico, estrutural/funcional e patológico do Sistema Nervoso Central e algumas patologias associadas como a Epilepsia, a Esquizofrenia, os Transtornos da Ansiedade, Transtorno de Humor Depressivo, Transtorno do Espectro do Autismo, Transtorno de Tiques e Transtorno de Humor Bipolar.
O conteúdo ministrado pela enfermeira Manoela trata sobre a abordagem medicamentosa nestes casos. “Procuro enfatizar os principais medicamentos prescritos para as patologias relacionadas ao déficit de aprendizagem, bem como aos consensos internacionais para essa prescrição, estimulando reflexões importantes sobre os possíveis efeitos colaterais, bem como, a melhora ou piora no desempenho escolar”, explica a docente.
O grupo de alunos foi recepcionado pela farmacêutica Keila Pereira que explicou todo o funcionamento e objetivo da farmácia escola, inaugurada este ano e que, além de funcionar como campo de estágio para os graduandos do curso de Farmácia, também atende a comunidade.