Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - Enfermagem

Campo Limpo Paulista 29/09/2018

Alunos de enfermagem fazem estágio em saúde mental

Os CAPS são instituições para acolher pacientes com transtornos mentais e ajudam na sua reintegração social e familiar através do atendimento médico e psicossocial

Os estudantes do curso de Enfermagem da Unifaccamp auxiliam no CAPS de Francisco Morato na terapia dos doentes

Os alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem realizaram duas atividades no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II de Francisco Morato (SP), com os usuários da instituição, através do estágio em saúde mental supervisionado pelo enfermeiro especialista Cláudio Rogério Silva.

Ambas atividades foram de lazer, diversão e conhecimento para eles. A primeira atividade foi intitulada “Culinária”, na qual os pacientes puderam fazer brigadeiro e pipoca. Depois, assistiram ao filme “Pantera Negra”, que despertou uma discussão sobre o entendimento da história a partir da visão de cada um.

Culinária foi uma das atividades realizadas
Pacientes assistindo ao filme Pantera Negra

Segundo o enfermeiro Cláudio Rogério, o estágio auxilia não somente na área profissional, mas na pessoal também. “Para os alunos vai além da formação acadêmica e profissional, trabalhando a desestigmatização do doente mental, desmanchando a figura do "louco". Trabalha características como a formação de vínculo terapêutico e prepara o aluno a compreender o mais variado comportamento humano e trabalhar com o outro.”

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) é um serviço que oferece suporte terapêutico aos doentes mentais (deficiente mental orgânico, esquizofrênico, além de outros transtornos ansiosos como a fobia e a depressão).

Texto: Giovana Garcia - RA: 25479
Foto: Cláudio Rogério
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.