Segundo o IBGE, a população brasileira com 60 anos ou mais cresceu 18,8% entre 2012 a 2017. Em 2012, o grupo das pessoas de 60 anos ou mais representava 12,8% da população brasileira. Já em 2017 esse percentual cresceu para 14,6%.
Pensando nisso, a Unifaccamp está iniciando o curso de Cuidador de Idosos, com aulas a partir de 10 de setembro, voltadas à população. “A idade mínima é de 18 anos e ensino fundamental completo. É importante preparar as pessoas para prestar um bom cuidado ao idoso, já que essa população tem aumentado cada vez mais”, conta a coordenadora dos cursos de Saúde e Pró-Reitora de Extensão e Ações Comunitárias, Silvia Oyama.
“Para melhor atender e promover saúde à pessoa idosa, é preciso investir em capacitação de cuidadores e profissionais da saúde. É preciso também assegurar àqueles que trabalham com idosos, o acesso às informações e treinamento no cuidado desse público. Deve ser oferecido um melhor suporte a todos os cuidadores, inclusive membros da família e cuidadores comunitários, particularmente, para atendimentos de longo prazo, bem como, para idosos cuidadores. O curso de Cuidador de Idoso está elaborado para que a pessoa possa ter conhecimento teórico e prático, sempre acompanhado por professores altamente capacitados, com aulas práticas em laboratórios e também, com estágios para que tenham uma formação de excelência”, comenta o professor Bruno Vilas Boas Dias.
As inscrições para o curso podem ser feitas na Secretaria da Unifaccamp. O curso tem carga horária de 160 horas, com aulas de segunda à sexta-feira, das 13 às 17 horas. O valor do curso é R$ 600,00 e pode ser parcelado no boleto ou cheque.