O Centro Universitário Unifaccamp recebeu, no sábado (25), os alunos da Escola Estadual Irmã Maria de São Luiz, de Várzea Paulista, para o projeto ‘Recebendo Alunos do Ensino Médio (RAEM)’. O projeto foi criado pela coordenadora do curso de Química, Júlia Rabello Buci, e conta com a ajuda dos alunos e professores para ensinar aos alunos da região como a química é importante e pode ser divertida.
Os estudantes da E.E Irmã Maria de São Luiz visitaram os laboratórios e fizeram diversos experimentos sobre os assuntos que são abordados em sala de aula. “A importância do RAEM é apresentar um pouco da ciência para eles de uma forma bem mais simplificada. A ideia é mostrar que tudo que eles aprendem no ensino médio tem suas aplicações nos laboratórios, porque a gente sabe que nem todas as escolas contam essa estrutura. Pra nós, mostrar o que é a Química para eles, apresentar o que pode ser feito, quais áreas de atuações de um químico, é muito bom. E o melhor é que eles saem da sala de aula, não ficam só na teoria”, explica a professora Michelle Liberato.
Eles contaram da experiência de participar do RAEM e conhecer a Unifaccamp “Está sendo muito legal os experimentos. Estamos aprendendo muitas coisas que não são vistas em sala de aula”, disse Tatiane G. Rosa, de 17 anos. “Eu que não me interesso por química, estou começando a gostar agora”, acrescentou Rafaela D. Rocha, também de 17 anos.
O RAEM existe há mais de um ano e é todo planejado por alunos e professores do curso de bacharelado de Química. “Nós nos reunimos para pensar esses experimentos, calcular tempo, o que é possível de fazer… E os próprios alunos ensinam e os professores só supervisionam”, explicou a professora Sabrina Almeida.