Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - Saúde

Campo Limpo Paulista 22/08/2018

Alunos iniciam atendimento na UBS do bairro São José

A instituição, em parceria com a secretaria da saúde de Campo Limpo Paulista, iniciou nesta sexta feira (17) os atendimentos de acupuntura aos pacientes que buscam a medicina alternativa

Representantes da Unifaccamp e da Prefeitura de Campo Limpo comemoram mais uma parceria de sucesso

O Centro Universitário Unifaccamp, em parceria com a Prefeitura de Campo Limpo Paulista, inaugurou as novas salas de fisioterapia na Unidade Básica de Saúde do bairro São José, que contará com os alunos do curso de Fisioterapia e Enfermagem nos atendimentos.

“Isso só traz benefícios para o aluno e para a população. A gente sabe que esse tipo de situação precisa ter o material humano, ainda mais sendo atendido por uma instituição de grande valia, que é o caso da Unifaccamp”, afirma o Secretário da Saúde de Campo Limpo Paulista, Luiz Ângelo Zanoti.

Para Silvia Maria Ribeiro Oyama, coordenadora dos cursos da área de Saúde e Pró-Reitora de Extensão e Ações Comunitárias do Centro Universitário, este é o primeiro passo para um projeto bastante interessante. “Todos vão ganhar com isso. A Unifaccamp com o estágio para os alunos de Enfermagem e Fisioterapia, a Prefeitura com a questão da demanda nestas áreas, e a população, já que a tendência é que o tempo de espera seja menor.” Silvia explica ainda que duas salas serão cedidas pelo Posto de Saúde do São José e que o Centro Universitário ficará responsável por estruturar o local para o atendimento.

O vice-reitor da Unifaccamp, Nelson Gentil, acompanhou as atividades no primeiro dia e destacou que a Instituição tem trabalhado intensamente para proporcionar ações voltadas à comunidade. "Estamos muito contentes com essa parceria. Além de ser um laboratório para alunos, também beneficia a população. As ações com a comunidade são muito importantes para nós, é o que mais se cobra das faculdades atualmente."

A primeira paciente de fisioterapia, Maria Conceição Oliveira, de 61 anos, é doméstica e comemora o atendimento. “Eu tenho um problema no pé. O médico passou os remédios e não deu certo. Então, ele me indicou acupuntura na época. Isso foi em dezembro do ano passado, mas só agora que eu consegui. Essa parceria vai ajudar muito a diminuir as filas”

Representantes da Unifaccamp e da Secretário de Saúde no local
Maria Conceição recebendo o atendimento de acupuntura

“Acredito que quando oferecemos mais do que só consultas médicas para a população da nossa região, isso faz a diferença. Com certeza a acupuntura, que já é uma medicina reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, vai ajudar muito. A gente só tem a ganhar com essa parceria da Unifaccamp”, afirma o enfermeiro Erick Toledo, 27 anos, que atua na UBS do São José.

Os atendimentos serão sempre às sextas-feiras, a cada 15 dias. As vagas são para cinco pacientes de acupuntura sistêmica e seis para auriculoterapia.

Texto: Giovana Garcia - RA:25479
Foto: Giovana Garcia - RA:25479
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.