Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - Projeto de alunos

Campo Limpo Paulista 21/10/2025

Turma de Pedagogia cria revista científica infantil para aproximar ciência do cotidiano escolar

Projeto da UNIFACCAMP aposta em linguagem lúdica e interativa para estimular o interesse de crianças pela investigação científica nas escolas

fique por dentro
O grupo de alunos reunido em sala de aula para aprimorar e apresentar os resultados do trabalho.


Estudantes da turma de Pedagogia da UNIFACCAMP, sob a orientação do professor Antônio Silva, desenvolveram um projeto inovador voltado à criação de uma revista científica infantil. O objetivo da iniciativa é estimular o olhar investigativo e científico dos futuros professores, ao mesmo tempo em que aproxima a ciência do dia a dia das crianças das escolas públicas.

A proposta prevê a elaboração de uma publicação atraente e educativa, destinada a alunos do ensino fundamental das escolas onde os graduandos realizam seus estágios ou pretendem atuar no futuro. A revista explora experimentos simples, seguros e possíveis de serem realizados com materiais encontrados facilmente nas próprias instituições de ensino.

Além dos experimentos, o material reúne curiosidades científicas, histórias em quadrinhos, ilustrações e atividades lúdicas, tornando a leitura envolvente e o aprendizado prazeroso. “A ideia foi transformar a ciência em algo acessível, interessante e divertido. Queremos que a criança se sinta convidada a observar, perguntar, levantar hipóteses e descobrir por si mesma”, afirma o professor Antônio Silva.

Para os estudantes de Pedagogia, o desenvolvimento da revista funcionou como uma experiência prática de articulação entre criatividade, pesquisa acadêmica e didática. “Ao elaborar cada conteúdo, procuramos pensar sempre do ponto de vista da criança: o que chama atenção? O que é fácil de entender? Quais atividades são realmente viáveis na realidade da escola pública?”, comenta Larissa Santos, integrante de um dos grupos responsáveis pela produção do material.

O projeto destaca, ainda, o papel do professor como mediador do conhecimento e incentivador da curiosidade científica entre as crianças. “Mais do que ensinar conceitos prontos, nosso papel é criar ambientes onde elas possam investigar, experimentar e construir seu próprio conhecimento. A revista é um convite para esse exercício”, diz o professor Antônio.

A publicação já começou a ser testada em algumas escolas, como parte das atividades de estágio. Os primeiros relatos indicam entusiasmo tanto por parte dos estudantes, quanto dos professores e alunos das escolas participantes. A expectativa é de que a iniciativa inspire novas práticas de ensino, contribuindo para a formação de uma geração mais curiosa, crítica e apaixonada pela ciência.

Texto: Cibele Carvalho
Foto: Erickson Silva
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.