O III Cine Refletir, sob coordenação dos professores Fernando Campos e Juliana Chaves, da UNIFACCAMP, exibiu no último dia 8, no Anfiteatro do prédio 06, o vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional de 2024: o filme “Ainda Estou Aqui”. A produção também garantiu à atriz Fernanda Torres o Globo de Ouro de Melhor Atriz. Com entrada gratuita, a sessão contou com um debate após a exibição, conduzido pela coordenação, e reuniu mais de 60 estudantes de diversos cursos, como Pedagogia, Psicologia, Publicidade, entre outros.
Inspirado na história real de Eunice Paiva, o filme retratou sua trajetória como mãe, advogada e ativista após o desaparecimento e assassinato do marido, Rubens Paiva, durante a Ditadura Militar no Brasil. Dirigido por Walter Salles, o longa foi uma coprodução entre Brasil e França, lançado em 2024, com duração de 135 minutos e classificação indicativa de 14 anos.
Sinopse
No início da década de 1970, o Brasil enfrentou o endurecimento da Ditadura Militar. No Rio de Janeiro, a família Paiva – Rubens, Eunice e seus cinco filhos – vivia à beira da praia em uma casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva foi levado por militares à paisana e desapareceu. Eunice, cuja busca pela verdade sobre o destino do marido se estendeu por décadas, foi obrigada a se reinventar e a traçar um novo futuro para si e para seus filhos.