A UNIFACCAMP abriu as portas mais uma vez para a sociedade, recebendo, na última quinta-feira (15), no Anfiteatro da Instituição, a Segunda Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento ocorreu das 8h às 17h, com a presença de 150 idosos e autoridades locais. O tema abordado foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A coordenadora e docente do curso de Pedagogia, Silvia Fortunato, destacou o papel fundamental da instituição, que realiza trabalhos voltados para a sociedade, abrangendo pesquisas, atendimento, processos educacionais e a abertura de espaços para debates públicos e palestras. "A longevidade é uma conquista, mas exige políticas públicas para garantir dignidade aos idosos", afirmou Silvia. Ela complementou, reforçando o compromisso social da universidade. "Envelhecer é também uma questão social, e a UNIFACCAMP se engajar nesse tema é parte da nossa essência, sempre atuando ativamente em causas que impactam toda a sociedade".
Para o prefeito de Campo Limpo Paulista, Adeildo Nogueira, a parceria com a UNIFACCAMP é fundamental. É por meio desse vínculo que os profissionais das secretarias do município, como Educação, Assistência Social, Esporte, entre outras, podem identificar as necessidades da região e transformá-las em oportunidades educacionais. “A instituição vai além do uso de espaço, contribuindo para a construção de políticas públicas e participando das pautas administrativas. E a conferência oferece um momento crucial para discutir a política de Proteção da Pessoa Idosa”, afirma Adeildo.
Magali Basile, secretária da Assistência Social de Campo Limpo Paulista, afirmou que o modo de o município avançar é quando a universidade trabalha em conjunto com o executivo e vice-versa. "Essa troca de experiências e espaço é a forma mais eficaz de avançar com políticas públicas. Nós executamos, e a UNIFACCAMP abre portas", acrescentou Magali agradecendo a instituição.
“A UNIFACCAMP há anos abre as portas para eventos que beneficiam a população. Uma parceria forte que só agrega à sociedade, e muito mais virá por aí", finaliza o vice-prefeito, Marcelo de Araújo.