Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - Produção de projeto

Campo Limpo Paulista 18/12/2023

Oitavo semestre de Jornalismo escreve livro sobre hospital psiquiátrico

Alunos do oitavo semestre de jornalismo desenvolvem livro sobre o hospital psiquiátrico mais antigo do estado de São Paulo

fique por dentro
Capa do livro desenvolvido em aula

Durante o ultimo semestre, alunos do curso de comunicação social -Jornalismo realizaram um projeto na aula de Tópicos Avançados em Jornalismo, com o professor Duílio Fabbri Júnior onde desenvolveram e publicaram um livro sobre o complexo hospitalar Juquery.

O Hospital Psiquiátrico Juquery, localizado em Franco da Rocha, interior de São Paulo, foi um local de referência no período em que ficou aberto para o tratamento psicológico de milhões de pessoas. Hoje o local não mantém mais as mesmas funções e no livro dos alunos de jornalismo eles contam toda essa linha do tempo, desde a construção até as leis que ajudaram a melhorar os tratamentos que eram oferecidos no local.

Em declaração sobre o projeto o professor responsável diz, “O Juquery é um marco na história da saúde mental no Brasil, que precisa ser sempre revisitado, uma vez que traz memórias negativas e positivas sobre o tratamento implantado no Brasil ao longo de mais de um século. Por isso, trata-se de um fértil território para abordagens jornalísticas”. Nossa coordenadora do curso, Leni Calderaro Pontinha também expôs sua opinião em relação ao projeto, “Este trabalho mostra a preocupação de oferecermos um curso atualizado, com excelente relação teoria e prática e experiências inovadoras aos nossos alunos, com a possibilidade de intervenções sociais frequentes e fortes”

Além disso um dos objetivos dos envolvidos no projeto é disponibilizar um exemplar para o Museu Osório César, localizado na área do antigo hospital e que carrega acervos e obras de arte do hospital e de seus pacientes.

O livro pode ser acessado online pelo link https://issuu.com/memoriasdojuqueri/docs/memoriasdojuqueri

Fique por dentro
Fique por dentro

Texto: Mayara Martins
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.