Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - LETRAS

Campo Limpo Paulista 15/06/2023

Sarau do Olimpo: Vozes Veladas acontece na Unifaccamp

Estudantes de Letras produziram cenas de diversos gêneros literários

fique por dentro
Estudantes Letras reunidos após o Sarau

O curso de Letras do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) realizou o “Sarau do Olimpo: Vozes Veladas”, que envolve abordagens dos mais diversos gêneros artísticos e literários produzidos pelos estudantes e traz leituras ou releituras de textos e autores das literaturas Portuguesa e Brasileira. O evento ocorreu no dia 01 de junho.

“É um tempo para performar, refletir e se deixar extasiar com a beleza da poesia e das manifestações mais profundas da psique humana”, diz a professora responsável, Jaqueline Massagardi Mendes. “Tivemos apresentações tão geniais quanto uma encenação das obras do Realismo até fantoches, performances com trovadores e teatro contemporâneo e cômico”, explicou Jaqueline.

Em uma das encenação de obras realistas, a personagem Capitu, de Dom Casmurro (escrito por Machado de Assis), se encontra com Luiza e Amélia, das obras de O Crime do Padre Amaro e O Primo Basílio (escrito por Eça de Queiroz).

Foi apresentado também o Auto da Barca do Inferno, obra humanista de Gil Vicente, representado por um fantoche cheio de crítica social, humor e arte. Outra apresentação dos estudantes, foi ambientada na Idade Média, com música de trovadores medievais, figurino e cenário da época. “A melhor maneira de transmitir o que foi a Literatura Trovadoresca e suas cantigas líricas palacianas e também as satíricas”, concluiu a professora.

O poema Linha Reta, de Fernando Pessoa, uma declamação autoral ultrarromântica, e um teatro contemporâneo completo em gêneros artísticos, como canto e dança, foi apresentado durante a noite do evento.

“É uma honra poder mentorear os alunos dessa jornada literária. Umpo honra fazer parte do que gosto de chamar de Olimpo, nosso curso de Letras”, finaliza a professora Jaqueline Massagardi.

Fique por dentro
Fique por dentro
Fique por dentro
Fique por dentro

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.