Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - LETRAS

Campo Limpo Paulista 15/06/2023

Letras realiza palestra sobre Português de Acolhimento

Evento conversa sobre a questão dos refugiados e o ensino de português

fique por dentro
Evento contou com a participação de advogadas, jornalistas e colaboradores da ONG e da Unifaccamp

Estudantes do curso de Letras, do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) participaram da 2ª edição do evento de palestras sobre “A Questão dos Refugiados e o Portiguês de Acolhimento: voluntário humanitário e extensionismo”, que tem participação da ONG Panahgah, no dia 25 de maio. A palestra foi realizada no anfiteatro (Prédio 6) da Instituição e transmitida ao vivo pelo Youtube da Unfaccamp.

As palestras focaram na questão dos refugiados do Afeganistão, com a presença de advogadas de direitos humanos, jornalistas, psicanalistas e colaboradores/ voluntários da ONG Panahgah, na qual a professora do curso de Letras da Unifaccamp, Jaqueline Massagardi Mendes, é coordenadora de ensino do português na ONG. Os estudantes de Letras apresentaram suas experiências como voluntários ensinando o Português de Acolhimento para os refugiados acolhidos na região pela ONG Panahgah.

“É uma noite para os alunos apresentarem os resultados do projeto de ensino de Português emergencial e de acolhimento para famílias refugiadas do Afeganistão, projeto extensionista do curso de Letras”, disse a professora Jaqueline.

Ao longo do semestre, os estudantes de Letras tiveram capacitações em eventos com professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade de Brasília (UNB), com a professora Jaqueline Massagardi Mendes e outros professores do curso.

“Além de desenvolverem práticas de ensino e atividades extensionistas, os alunos tornaram-se, nesse período, colaboradores voluntários do time de professores da ONG PANAHGAH, que em língua afegã significa ‘Casa Segura’”, finaliza Jaqueline.

Fique por dentro

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.