Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - HISTÓRIA

Campo Limpo Paulista 02/05/2023

Palestra sobre a Cerimônia do Kuarup ocorre na Unifaccamp

Coordenador despertou a curiosidade dos estudantes sobre o assunto

fique por dentro
Coordenador de História, Antônio Reis, contou sobre sua experiência em vivenciar a cerimônia do Kuarup

O Dia dos Povos Indígenas (antigo Dia do Índio) é comemorado todo o dia 19 de abril, e tem o objetivo de explicar a diversidade das culturas dos povos originários. A alteração do nome da data ocorreu com a aprovação do PL 5.466/2019, que revoga o Decreto-Lei 5.540, de 1943. Segundo a Agência Senado, o termo “Povos Indígenas” é preferido pelos povos originários, que veem na designação “índio” como preconceituosa.

Neste dia, 19 de abril, os cursos de História, Letras e Pedagogia do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) realizaram no Anfiteatro da Instituição a palestra “A cerimônia do Kuarup: a festa dos mortos dos indígenas do Xingu”, ministrada pelo coordenador do curso de História, Antônio Reis, e o professor de Pedagogia, Fernando Campos.

Antônio Reis, participou da celebração do Kuarup em agosto de 2022, no Território Indígena do Xingu, e conta que a festividade é um ritual fúnebre que conta com a presença de inúmeras etnias indígenas, homenageando os indígenas importantes que faleceram.

“A celebração do Kuarup é também uma afirmação da vida para esses povos”, diz Antônio Reis, pois os povos indígenas além de se despedirem das pessoas que faleceram, toda cerimônia possui rituais de dança e conta com a presença de crianças que brincam em torno da cerimônia.

Fique por dentro Indígenas durante a preparação da Cerimônia do Kuarup

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.