Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - SAÚDE

Campo Limpo Paulista 28/09/2022

Clínica de Saúde faz ações durante o Setembro Vermelho

Projeto “Acolhe Hipertensão e Diabetes” conscientiza sobre doenças do coração, que representam as principais causas de morte no mundo e, que por isso, necessitam de cuidado especial

fique por dentro
Projeto ainda está precisando de participantes para o acompanhamento

Vermelho é uma das cores que representam o mês de Setembro, conscientizando sobre doenças cardiovasculares. O período escolhido para diversas ações em promoção do check-up cardiológico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças do coração representam as principais causas de morte no mundo.

A Clínica de Saúde do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) está fazendo desde julho o projeto “Acolhe Hipertensão e Diabetes”, com atividades educativas de promoção à saúde para pacientes hipertensos e diabéticos através do cadastro e acompanhamento, para que, através do cuidado interdisciplinar, seja possível fazer o controle das doenças e trazer uma melhor qualidade de vida, e também contribuir para a formação e desenvolvimento técnico-científico dos alunos de graduação da Unifaccamp.

O projeto está na fase de “Triagem”, em que os pacientes estão sendo convidados a participar e passam por uma avaliação junto com o médico cardiologista e a enfermagem. No momento, 30 pacientes estão participando.

“O Projeto não tem data para terminar, porque é um projeto contínuo, e esperamos que 100 pacientes sejam assistidos nos próximos meses”, disse a professora e Coordenadora da Clínica de Saúde Unifaccamp, Fabiana Dias.

Além da Enfermagem, outros cursos da área da Saúde serão incluídos, como Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Psicologia.

Para participar do projeto, o paciente precisa ter a condição da hipertensão e/ou diabetes, ambas controladas ou não por medicamentos, com idade superior a 18 anos. Para se inscrever na triagem é preciso entrar em contato com a Clínica de Saúde via WhatsApp: 11 97731-0046 ou telefone: 11 4863-0050.

Cardiopatias no Brasil:

No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) referentes ao ano de 2020, há 14 milhões de pessoas com cardiopatias, doenças responsáveis por mais de 30% das mortes no país. Na prática, a cada 40 segundos uma pessoa morre no Brasil devido às principais doenças do coração. O mais alarmante é que são óbitos decorrentes de enfermidades que podem ser prevenidas e tratadas.

Os exames de check-up do coração são importantes para evitar ocorrência ou agravamento de condições que poderiam ser prevenidas.

Texto: Isabela Mendes
Foto: Divulgação
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.