O Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) recebeu a palestrante Andréa Werner, que é jornalista e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, para conversar com os alunos e a comunidade da região de Campo Limpo Paulista sobre “Autismo: Neurodiversidade e Inclusão”. A palestra foi no sábado, 10 de setembro no Anfiteatro, articulada entre os cursos de Psicologia e Pedagogia.
Organizada pela aluna do 4º semestre de Psicologia da Unifaccamp, Giane Rosa Oliveira, a conversa teve como objetivo ampliar os conhecimentos de todos sobre o autismo com a palestrante que é reconhecida nacionalmente sobre o assunto. Nas palavras da coordenadora do curso de Psicologia, Andreia Quintelia, "A estudante é uma mãe super engajada na questão da inclusão e neurodiversidade, e trouxe a palestrante até o Centro Universitário”.
Andréa Werner compartilhou suas experiências, trouxe casos reais e deu voz aos participantes sobre o tema, e também instruiu como fazer que as Leis sejam garantidas. Ela criou seu seu blog “Lagarta Vira Pupa” após seu filho ser diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) logo com 2 anos de idade, e o espaço virou uma rede de informações e acolhimento para pais, professores e profissionais da área que queiram saber mais sobre o transtorno.
“A palestra emocionou muito mostrando esperança e possibilidades, principalmente aos que convivem com o neurotípico em casa”, disse a professora Ana Paula da Silva, que estava presente. O evento também contou com a presença do professor Mauro Gebran e de mães campolimpenses que lutam pela causa.