Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - SAÚDE

Campo Limpo Paulista 13/06/2022

Laboratório de Anatomia Unifaccamp recebe melhorias

Com a reforma, o laboratório ganhou nova pintura, cortinas de rolo, ar condicionado, novas prateleiras e a mesa e lousa digital, para melhorar o processo de ensinar e aprender

Laboratório de Anatomia é utilizado por todos os alunos da área de Saúde

O Centro Universitário Campo Limpo Paulista está investindo em melhorias e reformas nos espaços da Instituição para que todos os alunos e profissionais tenham o melhor equipamento para aprender e ensinar. Uma das reformas ocorreu recentemente no Laboratório de Anatomia.

O Laboratório de Anatomia conta com duas salas numeradas, 1 e 2. Com a reforma, o laboratório ganhou nova pintura, cortinas de rolo, ar condicionado, novas prateleiras e a mesa e lousa digital. Além de gerar mais conforto aos estudantes com as mesas modulares, que são 5 ilhas modulares com 6 módulos cada, conseguindo atender até 30 alunos no espaço.

As mesas modulares são móveis em que é possível movimentar e mudar o layout para atender a dinâmica da aula programada pelo professor. Foi aumentado o acervo de modelos anatômicos (peças de plástico que representam os órgãos do corpo humano), agora conta com todos os sistemas do corpo humano e atende um sistema por ilha modular. A sala também ganhou lousa branca para uso com canetas.

A sala 2 do Laboratório de Anatomia também ganhou nova pintura, cortina de rolo, lousa branca para uso de canetas e ar condicionado. Ganhou 5 novas bancadas de inox, que podem ser utilizadas para a dissecação de cadáveres, foi construída uma sala de preparação e armazenamento de peças, e foi colocado o tanque de formol com o cadáver.

As duas salas são independentes e separadas por porta de vidro adesivada. Dessa maneira, se for preciso que duas turmas diferentes tenham aula, uma em cada aula, não corre o risco de uma interferir na outra.

Investindo em tecnologia, a mesa digital é um equipamento inovador, em tela grande, touch screen, com programas de última geração para o estudo da anatomia e fisiologia humana ou animal. É possível escolher para usá-la como lousa ou mesa, sendo possível simular uma dissecação de cadáveres.

A mesa também conta com um aplicativo capaz de converter uma ressonância magnética e tomografia com imagem 2D para 3D, permitindo, por exemplo, determinar a localização exata de um tumor.

ANTES DA REFORMA:

A sala 1 tinha 4 bancadas que acomodavam cerca de 6 alunos cada, o professor tinha disponível lousa comum de giz, projetor, modelos anatômicos diversos mas não eram suficientes para cada bancada. Na sala 2, ficava o tanque com o cadáver, as peças anatômicas (peças de órgãos humanos que são reais) em caixas embaixo das bancadas, lousa simples de giz e uma bancada móvel para uso do cadáver.

Visão geral do Laboratório de Anatomia
Alunas com os modelos anatômicos

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.