As turmas de Medicina Veterinária do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp), para complementar as aulas da disciplina de Melhoramento Animal, ministrada pelo professor Raul Antônio de Maura Silva, fizeram uma visita técnica à Coudelaria do Castanheiro, em Tatuí, no sábado (4).
A Coudelaria do Castanheiro dedica-se à criação do Puro Sangue Lusitano, com objetivo de produzir cavalos com funcionalidade para os esportes equestres atuais, voltado ao Adestramento Clássico, uma das três modalidades equestres olímpicas.
Na visita técnica, os estudantes de Medicina Veterinária puderam conhecer o sistema de criação dos cavalos, o manejo das pastagens, a questão nutricional, em que são realizadas as inseminações artificiais, transferências de embriões, treinamento dos animais, toda estrutura envolvida e necessária para a boa criação dos cavalos atletas.
O professor Raul Silva destaca os lugares importantes dessa visita. “Vimos também o manejo da ração, feno, arreamento, e toda a estrutura interna de um caminhão de transporte de cavalo”.
Com cerca de 45 éguas em reprodução, a Coudelaria do Castanheiro ocupa uma área de 30 alqueires, divididos entre atividades de criação e treinamento. Ao final, a proprietária e criadora, Clélia Erwenne Araújo, conversou com os alunos sobre seu programa e objetivos de seleção, enquanto os cavaleiros apresentaram suas montarias no espetacular picadeiro coberto de 20x60m. A visita foi encerrada com um almoço da turma de Medicina Veterinária e os funcionários presentes.