Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - MEDICINA VETERINÁRIA

Campo Limpo Paulista 13/06/2022

Medicina Veterinária visita espaço com cavalos atletas

Turma conheceu mais sobre a criação e cuidados com os animais na Coudelaria do Castanheiro, em Tatuí, onde são produzidos cavalos para esportes equestres

Além da interação com os animais, a turma aprendeu sobre os treinamentos e estrutura do local

As turmas de Medicina Veterinária do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp), para complementar as aulas da disciplina de Melhoramento Animal, ministrada pelo professor Raul Antônio de Maura Silva, fizeram uma visita técnica à Coudelaria do Castanheiro, em Tatuí, no sábado (4).

A Coudelaria do Castanheiro dedica-se à criação do Puro Sangue Lusitano, com objetivo de produzir cavalos com funcionalidade para os esportes equestres atuais, voltado ao Adestramento Clássico, uma das três modalidades equestres olímpicas.

Na visita técnica, os estudantes de Medicina Veterinária puderam conhecer o sistema de criação dos cavalos, o manejo das pastagens, a questão nutricional, em que são realizadas as inseminações artificiais, transferências de embriões, treinamento dos animais, toda estrutura envolvida e necessária para a boa criação dos cavalos atletas.

O professor Raul Silva destaca os lugares importantes dessa visita. “Vimos também o manejo da ração, feno, arreamento, e toda a estrutura interna de um caminhão de transporte de cavalo”.

Com cerca de 45 éguas em reprodução, a Coudelaria do Castanheiro ocupa uma área de 30 alqueires, divididos entre atividades de criação e treinamento. Ao final, a proprietária e criadora, Clélia Erwenne Araújo, conversou com os alunos sobre seu programa e objetivos de seleção, enquanto os cavaleiros apresentaram suas montarias no espetacular picadeiro coberto de 20x60m. A visita foi encerrada com um almoço da turma de Medicina Veterinária e os funcionários presentes.

A turma aprendeu mais sobre o programa e a criação dos cavalos atletas
Espaço ocupa uma área de 30 alqueires
Alunos passaram a manhã aprendendo sobre os cuidados de cavalos Puro Sangue Lusitano

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.