Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - SAÚDE

Campo Limpo Paulista 13/06/2022

Captação e Transplante de Órgãos são temas de aula

Profissional da área contou experiências do dia a dia dessa especialização aos alunos e conversou sobre o protocolo de morte encefálica e o Sistema Nacional de Transplantes

Estudantes aprenderam mais sobre a importância da função do enfermeiro dentro de uma ação tão importante na área de Saúde

As turmas do 1º e 2º semestre de Enfermagem do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) conversaram com um profissional em captação e transplante de órgãos durante a disciplina de Ética e Legislação, na sexta-feira, 27 de maio.

Com a visita da enfermeira especialista em captação de órgãos, Raíssa Gabriela Fileli, os estudantes da Unifaccamp conseguiram compreender o papel do enfermeiro dentro do sistema de Saúde no qual estão inseridos.

Raíssa, é formada pela residência multiprofissional em transplante e captação de órgãos e tecidos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e conversou com os alunos sobre o protocolo de morte encefálica e o Sistema Nacional de Transplantes. “São assuntos extremamente necessários na nossa profissão, tanto como educadores quanto como provedores de Saúde.”, disse Raíssa. A profissional também falou sobre o apoio que engloba um paciente com esse diagnóstico e sobre a lista de espera para o transplante de órgão sólido.

Para a enfermeira, professora da disciplina e mestre Manoela Rodrigues, este assunto precisa ser discutido com os futuros profissionais da área de Saúde. "Quanto mais discutirmos a questão da doação de órgãos no Brasil, mais teremos famílias informadas e cientes da seriedade, respeito e profissionalismo que envolve todo o processo, da captação ao transplante.”, conclui a professora.

Raíssa Gabriela junto com a professora Manoela Rodrigues
Algumas alunas durante o bate papo com Raíssa

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.