Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - SAÚDE

Campo Limpo Paulista 31/05/2022

Semana da Enfermagem é comemorado na Unifaccamp

Em dois dias de palestras, os alunos conversaram com enfermeiros da região e aprenderam mais do papel da profissão no dia a dia da sociedade

Palestras ocorreram no Anfiteatro (Prédio 6) da Unifaccamp

Em comemoração a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio - data em que se homenageia Anna Nery (que faleceu em 20 de maio de 1880), primeira mulher a atuar como enfermeira no Brasil durante a Guerra do Paraguai, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) fez na terça (17) e quarta-feira (18) diversas palestras aos estudantes da Saúde.

A programação do evento começou às 8h30, com a palestra “Testemunhas de Jeová, um desafio médico e ético”, com o palestrante João Edson da Silva, médico especialista em Ortopedia e Traumatologia, membro da Society for the Advancement of Blood Management (SABM). Às 10 horas, a professora da Unifaccamp, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Enfermagem, em Enfermagem de Terapia Intensiva, Especialista em Docência para Profissionais da Saúde, Rita de Cássia, faz a palestra “Autoestima: um passo importante para o cuidado”. De noite, às 21 horas, a professora do curso Técnico em Enfermagem da Unifaccamp, pós-graduada em Centro Cirúrgico e Central de Material e Supervisora de Enfermagem do bloco operatório do Hospital Pitangueiras/ Sobam, Carolina Elisabete de Sousa, conversou sobre “Dez passos para a segurança do paciente”.

No dia seguinte, quarta-feira (18), as apresentações de palestras continuaram com, “O nascer em meio à Pandemia da Covid-19: desafios para a atuação do enfermeiro”, com o palestrante Matheus Vinicius de Sene, enfermeiro do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí, às 8h30. Às 10 horas, Tiago de Oliveira, Enfermeiro Especialista em Urgência e Emergência, palestrou sobre “A importância do preparo do enfermeiro para atendimento de emergência”. De noite, José Paulo Muniz, Enfermeiro, professor do Centro Universitário de Paulínia (UNIFACP), Especialista em Pedagogia e Didática no Ensino Superior, MBA em Administração e Auditoria Hospital, conversou com os alunos sobre “Assistência Humanizada na Enfermagem”.

“A importância para os alunos é aprender a partir da vivência de profissionais de renome da região, saber as atribuições e a importância do enfermeiro para o processo saúde-doença. Propõe também atualizar os acadêmicos de enfermagem sobre novas tecnologias disponíveis para o cuidado seguro", disse a professora Rita de Cássia, que lembra sobre a Semana de Enfermagem ser comemorada mundialmente.

Os dois dias de palestras e bate-papos com os alunos de Enfermagem da Unifaccamp foram muito esclarecedoras e de aprendizado sobre a profissão que seguirão carreira em pouco tempo.

O encerramento da Semana da Enfermagem da Instituição terminou com o sorteio de brindes aos presentes nas diferentes palestras, e Certificado aos palestrantes.

Confira as fotos!

Alunos e professores de Enfermagem prestigiaram os dois dias de palestras
Médico, João Edson da Silva conversou sobre o desafio médico e ético da profissão
Carolina Elisabete de Sousa, palestrou sobre a segurança do paciente
Professoras fazem foto com palestrantes do dia

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.