Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - CONTABILIDADE

Campo Limpo Paulista 25/05/2022

Alunos ajudam cerca de 40 pessoas a declarar IR

Supervisionados por professores, os estudantes de Administração e Ciências Contábeis atendem a comunidade de maneira gratuita, em um trabalho que já se tornou tradição na Unifaccamp

Alunos e Professores do projeto que atende a população para a declaração do IR

Os atendimentos que alunos, de Administração e Ciências Contábeis, da Unifaccamp prestam anualmente ao público para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de forma gratuita nas dependências da Unifaccamp, terminaram no sábado (21). Segundo os organizadores do projeto, esse ano, cerca de 40 pessoas foram atendidas. O projeto teve início em 2 de abril, com encontros todos os sábados, das 13 às 15 horas .

Com um pouco mais de dez anos, o projeto teve sua última edição presencial em 2019, atendendo cerca de 300 pessoas, sendo moradores da região ou alunos da faculdade. Com a pandemia, porém, boa parte do público que utilizava desse serviço todos os anos procurou outros meios para fazer a declaração. Segundo os alunos, esse foi o grande motivo da queda de atendimentos. “Acredito que aprendemos muito na prática, por isso a importância do projeto", diz aluna participante.

De acordo com a professora Beatriz Mendes (32), inicialmente, o projeto tinha a intenção de ser uma extensão universitária apenas para o curso de Ciências Contábeis, mas, com o tempo, passou a receber alunos de áreas correlatas que estavam engajados em aprender mais.

A professora Beatriz contribui com a sua experiência auxiliando os alunos e acompanhando-os durante o processo de atendimento ao público, e conta que os estudantes recebem um treinamento no primeiro dia de execução do projeto. Antes de enviar a declaração, entretanto, o documento é revisado por um dos docentes supervisores.

Uma das alunas participantes do projeto, Ana Reiner, exalta a importância desse trabalho junto a comunidade como uma forma de aprendizado. “Acredito que aprendemos muito na prática, por isso a importância do projeto. São duas pontas que se comunicam. Em uma ponta nós temos a comunidade, os clientes que chegam para a fazer a declaração, na outra ponta, nós temos o professor, que possui o conhecimento e a experiência, e o caminho do meio são os alunos que vão aprender com ambas as partes”.

O professor Alexandre Monsão, docente da Unifaccamp desde 2010 e também um dos supervisores, diz que os alunos são preparados de maneira adequada para atender à demanda da comunidade. Eu me orgulho bastante em perceber o empenho dos alunos envolvidos e já estou no aguardo da próxima temporada no ano que vem".

O prazo limite para declarar o Imposto de Renda referente ao ano de 2021 é no dia 31 de maio.

Texto: Felipe Costta - O Jornaleiro
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.