Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - SAÚDE

Campo Limpo Paulista 25/05/2022

Biomedicina ensina sobre contagem espermática

Aula prática permitiu avaliar fatores importantes sobre a fertilidade dos homens; exames foram através de amostras trazidas pelos próprios alunos do curso

Os espermatozoides foram analisados em microscópios

As turmas dos 5º, 6º e 7º semestres de Biomedicina do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp) participaram da atividade prática sobre o exame Espermograma, também conhecido como “análise do sêmen” ou “contagem espermática”. A prática foi na sexta-feira (6), durante a aula de Imunohematologia.

O exame permite avaliar a fertilidade masculina e toda a viabilidade dos espermatozoides através da quantidade e a qualidade desse material genético, verificando também o volume do sêmen, o pH, viscosidade, cor, liquefação, dentre outros fatores importantes.

No Laboratório Multidisciplinar de Microscopia da Unifaccamp, os exames foram através de amostras trazidas pelos próprios alunos do curso.

A professora Simone Manzolli, responsável pela disciplina, ficou muito satisfeita com os resultados. “Os alunos realizaram os exames com habilidade e desenvoltura, e ainda puderam dar uma devolutiva aos doadores do sêmen, sendo que todas as amostras estavam dentro dos parâmetros normais.”.

Os pequenos pontinhos pretos são espermatozoides vistos de um microscópio
Visão mais aproximada dos espermatozoides no microscópio

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.