Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - SAÚDE

Campo Limpo Paulista 02/05/2022

Enfermagem faz roda de conversa sobre Hipertensão

Estudantes falaram com a comunidade de duas Unidas Básicas de Saúde de Campo Limpo Paulista (Jardim Europa e São José I) sobre a importância da prevenção contra a Hipertensão Arterial

Práticas como essa são uma ótima oportunidade para trabalhar os pilares da Saúde aprendidos dentro da sala de aula

Como forma de conscientizar as pessoas, as turmas do 7º e 8º semestre de Enfermagem da Unifaccamp fizeram uma roda de conversa com o tema “Prevenção da Pressão Arterial”, nos dias 25 e 26 de abril. O evento, com supervisão da professora Rita Dezena, ocorreu em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Campo Limpo Paulista, a UBS Jardim Europa e a UBS São José I.

A roda de conversa teve como público os munícipes atendidos pelas UBSs, com média de idade acima de 40 anos, e nela foram apresentadas as consequências que a hipertensão arterial pode trazer ao coração, aos vasos sanguíneos, rins e cérebro. Também foi mostrado sobre as causas que aumentam a pressão arterial, como o hábito de fumar, consumo de álcool, sedentarismo e alimentação ruim, situações que são possíveis mudar para que a doença não se manifeste.

Na visão de Rita Dezena, rodas de conversas como essa são uma ótima chance para os estudantes conhecerem trabalhos de prevenção. “Para os graduandos é uma oportunidade de trabalhar com um dos pilares da prevenção de doenças, que é a Educação em Saúde, fazendo com que a própria pessoa entenda que ela é responsável pelo seu cuidado”.

Para entender, a pressão arterial é a força que o coração faz para bombear o sangue pelos vasos sanguíneos do corpo. Quando existe algum problema no coração ou vasos sanguíneos, é necessário fazer mais força para bombear. Essa situação acaba gerando a Hipertensão Arterial, uma doença que ao longo do tempo compromete outros órgãos do corpo além do coração. A professora Rita lembra que a pressão ideal é até 12x8.

No evento, a população conseguiu tirar dúvidas sobre a doença
Contatos com a comunidade são um dos valores aplicados no curso

Texto: Isabela Mendes
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.