Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - SAÚDE

Campo Limpo Paulista 20/04/2022

Inovação na área de saúde chega à Unifaccamp

Projeto será referência para a região de Campo Limpo Paulista na área médico-odontológica, permitindo estudar a criação de novos órgãos a partir de células

Os tecidos serão utilizados por alunos da Graduação e Pós-Graduação

A Unifaccamp criou um Biobanco de Tecidos Maxilofaciais, uma inovação na região para a área médico-odontológica. O que dará a oportunidade de estudar a criação de novos órgãos e partes humanas a partir de células ou partes doadas por outras pessoas.

A implantação desse projeto na região de Campo Limpo Paulista vai trazer novas perspectivas e beneficiará o ensino aos estudantes de Saúde, abrir um enorme campo de pesquisa para os cursos de Pós-Graduação da Faculdade, e com isso os futuros profissionais estarão mais preparados para a atuação na área.

Eduardo Caldeira, coordenador do projeto, chefe do serviço e professor da disciplina de Cirurgia Maxilofacial da Unifaccamp, diz que a Instituição será referência na região: “Para ter uma ideia, hoje são poucas instituições que possuem um serviço de pesquisa desse nível, outras faculdades que têm um Biobanco são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP)”.

O professor também fala sobre o material estar à disposição para estudo: “Todo material, desde os mais simples aos mais complexos, serão disponibilizados para estudos e pesquisas científicas dos alunos, professores e profissionais da área médica e odontológica que queiram se atualizar”.

COMO FUNCIONA?

Hoje em dia, todo material biológico pode fornecer uma variedade imensa de células com potencial para dar origem a órgãos e novos tecidos do corpo humano, isso por causa do avanço da ciência. Segundo o Dr. Eduardo Caldeira, o serviço estará trabalhando com qualquer tecido da região orofacial para fins de estudos e pesquisas, e que possam ser doados após as cirurgias realizadas na região Maxilofacial.

“Hoje, após pesquisas, sabemos que o dente de “leite” é uma fonte importante de células-tronco, que são a base para a bioengenharia e a construção de órgãos e tecidos humanos”.

COMO DOAR?

Para doar tecidos ou dentes extraídos, entre em contato com a Unifaccamp pelo telefone (11) 4512-9400.

Preste atenção, para a doação ocorrer sem danos ou prejuízos, armazene os tecidos ou dentes extraídos (de adultos ou crianças) em potes de vidro ou plástico. Dentes podem ser colocados em sono fisiológico, leite ou congelados. Outros tecidos devem ser sempre congelados!

Texto: Isabela Mendes
Foto: Divulgação
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.