Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - EDUCAÇÃO FÍSICA

Campo Limpo Paulista 01/04/2022

Professor de Educação Física participa de estudo premiado

O projeto, na USP, foi criado após dificuldades dos alunos em relembrar conceitos de disciplinas anteriores relacionados à fisiologia cardiovascular, fundamentais para entender o coração

O estudo teve como coordenadora a Profª Drª. Patrícia Chakur Brum

O professor do curso de Educação Física da Unifaccamp, Diego Sales de Oliveira, participou de um trabalho na Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EFEE-USP) voltado para auxiliar os alunos de graduação a relembrarem conceitos de fisiologia do exercício aplicados ao sistema cardiovascular.

O trabalho foi publicado e recebeu o prêmio de Menção Honrosa na FeSBE (Federação de Sociedades de Biologia Experimental), em 2019, em Campos do Jordão. Para Oliveira, receber o prêmio da FeSBE foi gratificante “porque é uma Federação bastante importante na área de ciências biológicas, que acabou reconhecendo nosso trabalho, que é inovador”.

O estudo foi iniciado após observar a dificuldade dos alunos em relembrar alguns conceitos relacionados à fisiologia cardiovascular. Dessa maneira, os autores utilizaram os equipamentos didáticos para revisar três conceitos básicos: coração como bomba, controle hemodinâmico e autonômico cardíaco. Esses conceitos são essenciais para compreender as respostas cardiovasculares ao fazer exercício físico.

Diego ressalta que os aparelhos vão ajudar outras áreas de ciências biológicas. “Tenho certeza que esses equipamentos podem auxiliar alunos de diversas disciplinas na área de saúde”.

É possível conhecer um pouco mais sobre o trabalho e os equipamentos didáticos utilizados no vídeo: clique aqui

O objetivo é os alunos absorver os conhecimentos de forma adequada
Após aplicação do método de ensino, houve melhora significativa nas respostas dos alunos

Texto: Isabela Mendes
Foto: Divulgação
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.