Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - PSICOLOGIA

Campo Limpo Paulista 13/10/2021

Alunos de Psicologia fazem apresentação sobre cinema

Tema foi trabalhado durante todo o semestre pela professora Juliana Chaves e, através do Google Meet, alunos fizeram a apresentação sobre diversos filmes e como eles têm relação com a Psicologia

Analisando filmes e séries, os discentes mostraram como o cinema trabalha o tema "saúde mental" com mensagens e alegorias

Com o tema: “O cinema como profissão de promoção a vida”, a professora Juliana Chaves, de Psicologia, organizou uma live com os estudantes do curso. Cada aluno escolheu um filme e, durante a aula on-line, no dia 22 de setembro, foi apresentada a sinopse e a correlação com a Psicologia.

A noite começou com dados e números sobre a campanha contra o suicídio, o Setembro Amarelo: 'Por lugares incríveis', por Luciane; 'As vantagens de ser invisível', por Evelyn e Nathalie; 'O Lado bom da Vida', por Gabriel e Giovana; 'Amizades Improváveis', por Karina; 'Ella e John', por Gabriela Cordova e Maria Cristina; 'Up - Altas aventuras', por Laura; 'This is us' (série), por Sabrina; 'Divertidamente', por Clara e Dalila; 'Loucura de amor', por Thalita e Gabriela Oliveira; 'O mínimo pra viver', por Natassja e Milena, e 'Wandavision' (série), por Marina.

O aluno Gabriel Godoy Ribeiro conta que o tema foi muito interessante e que as análises de filmes foram trabalhadas ao longo do semestre pela professora. “A Juliana explicou muito bem sobre a redação dos filmes e como eles podem impactar as pessoas quando elas assistem. Dessa forma, conseguimos ver as obras e enxergar mensagens que passam despercebidas pela maioria das pessoas.”

”Dentro da série consegui identificar a depressão e luto da Wanda, mesmo sendo uma série de super-herói. Existem diversas alegorias psicológicas. O trabalho me ajudou muito, fiquei feliz de poder analisar uma série que eu gosto e acredito que cada vez mais Hollywood tem feito a conexão nos roteiros com a saúde mental”, afirma a discente Marina de Nicolo.

Os alunos mostraram filmes com referências do curso
No total, 11 filmes e séries foram analisados durante a aula

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução