Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - QUÍMICA

Campo Limpo Paulista 05/07/2021

Alunos aprendem a calcular idade do universo em palestra

Palestra em comemoração ao Dia do Químico trouxe doutor em Astroquímica, César Henrique Siqueira Mello Júnior, que estudou em Paris e também foi aluno da Unifaccamp

O evento contou com conhecimento teórico e também atividades práticas que os alunos fizeram no excel

A Química é a ciência que estuda a matéria e as suas transformações. Esta ciência aprendeu, ao longo do tempo, a manipular átomos, dominar o fogo e transformar a matéria. Os profissionais da química atuam em diversas áreas da indústria, como siderurgia, cosmética, farmacêutica, tratamento de água e esgoto, saneantes, pesticidas, alimentos, ciências forenses, dentre outras inúmeras áreas essenciais para o desenvolvimento da sociedade.

Comemorando o Dia do Químico, em 18 de junho, a equipe de química da Unifaccamp trouxe César Henrique Siqueira Mello Júnior, especialista em Astrofísica pela Universidade de São Paulo (USP), com intercâmbio no Observatório de Paris-Meudon. Realizou estágio de pós-doutorado junto ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

A palestra proporcionou um momento único e especial a todos que puderam ampliar seus conhecimentos sobre assuntos relacionados à atomística; os elementos e a tabela periódica; história do universo; espectroscopia e Lei de Hubble. Após apresentar aspectos científicos, envolvendo a Astroquímica, o palestrante, com uma abordagem muito didática, ensinou aos participantes uma forma de estimar a idade do Universo, além de encantar a todos com as constelações, poeira cósmica e o buraco Negro.

Atualmente, César é professor de ciências, física e astronomia na rede particular de ensino, além de fazer pesquisa em astroquímica e ensino de ciências.

Além de acadêmicos de Química, alunos de ensino médio e membros da comunidade, que fizeram perguntas interessantes, também participou da live a vice-reitora professora Lisete Maria Luiz Fischer, idealizadora do Curso de Química na Unifaccamp, coordenando-o com competência e dedicação por 12 anos.

Quem não conseguiu assistir à palestra pode acessar o vídeo pelo link: clique aqui

Estudantes e professores que dialogaram durante o vídeo
Estreia dos projetos no anfiteatro da Unifaccamp

Texto: Olin Hendrick Brambilla
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.