O assunto inclusão social precisa de evidência e, para ajudar os alunos do 5° e 6° semestre de Pedagogia a entenderem mais do assunto, a professora Juliana Chaves propôs um trabalho dinâmico, um sarau on-line batizado de: “Lutar e superar nossas próprias deficiências, da integração à inclusão”. O evento ocorreu no dia 13 de novembro.
Cada grupo pôde escolher uma deficiência como tema. A partir daí, desenvolveu o trabalho com canções, slides, vídeos ou outra forma lúdica que representasse o assunto. Além disso, o “grupão” da Apae de Campo Limpo Paulista abriu o evento contando experiências, relatos e histórias.
“Imaginamos o sarau só para obter as notas, conseguir fechar o semestre, mas fomos surpreendidos. A inclusão mexeu no nosso íntimo e mostrou que o professor tem como missão fazer diferença na vida das pessoas”, conta a aluna Hayanne Toledo.
Hayanne ainda acrescenta. “A turma foi tocada pelo assunto, que nos trouxe uma bagagem. Queríamos fazer o melhor. Assistimos vídeos, relatos e depoimentos. Não é algo simples, precisamos nos esforçar e mostrar o quanto é importante que essas pessoas sejam inclusas e ações devem ser feitas pra isso."
"A superação deles nos deu uma lição, porque as vezes eles são vistos com olhos diferentes. Por isso devemos bater nessa tecla, fazer com que essa pessoa seja parte de um todo”, afirma a estudante.