A cantiga da colheita de arroz "Capim da Lagoa" foi usada pelos alunos de Música como base para a execução e criação de um arranjo que foi gravado pelos estudantes de forma remota, cada um de sua casa. Na tradição popular, os versos originais são improvisados enquanto os trabalhadores cantam e realizam suas tarefas.
Os cursos de Licenciatura em Música e de Pedagogia criaram quadrinhas em homenagem aos professores, contando um pouco do motivo de escolher essa profissão. O trabalho vem sendo proposto pela docente Monique Traverzim e a ideia do vídeo foi a partir do projeto "Meu Professor Inesquecível", de Fernando Campos.
Bruna Ferreira de Lima Pereira, estudante de Música, se emocionou com o trabalho. ”Tivemos que escrever para os professores, que são pessoas tão importantes, que me inspiram muito, e que dão tudo de si para nos transformar em luz. Então, fazer uma música em homenagem a eles, ainda que pareça um gesto pequeno, foi encantador”.
”Acho que o primeiro desafio foi encaixar todas as vozes que também iriam cantar comigo, mas, no final, deu tudo certo. Acho que passamos a gratidão e felicidade que sentimos por eles”, conta Bruna.
”Quando a professora nos propôs fazer as quadrinhas, achei que seria algo fácil, mas a realidade é que deve ser elaborada com atenção, para transmitir uma mensagem num verso pequeno e que se encaixe com uma determinada melodia. Acredito que essa experiência contribuiu muito para nós, professores em formação”, afirma Tainah Rodrigues, aluna de Pedagogia.
Para assistir o vídeo completo clique aqui.