Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - QUÍMICA

Campo Limpo Paulista 23/11/2020

Quimiometria QSAR é tema de palestra on-line

Palestra ministrada permitiu aos alunos o aprofundamento na disciplina de quimiometria, ao mesmo tempo que a comunidade interessada também teve acesso à área de QSAR

A palestrante foi Joyce Karoline Daré que é mestre em Ciências e doutoranda do programa de pós-graduação em agroquímica da UFLA em química computacional

A palestra sobre quimiometria para modelagem QSAR (quantitative structure-activity relationship) via Google Meet foi apresentada por Joyce Karoline Daré, mestre em Ciências pela Universidade Federal de Lavras e doutoranda do programa de pós-graduação em agroquímica da UFLA em química computacional, fazendo com que a noite do dia 3 de novembro fosse de muito conhecimento.

Mais de 50 pessoas entre alunos, professores e comunidade participaram do evento organizado pela docente Sabrina Almeida Marques, que dá continuidade à uma série de palestras oferecidas gratuitamente pelo curso de Química com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos aos acadêmicos e à população interessada.

Segundo a Sociedade Internacional de Quimiometria (international chemometrics society - ics), a quimiometria é a ciência que obtém informações sobre dados experimentais de um sistema ou processo químico através da aplicação de métodos estatísticos.

Um desses métodos são os modelos QSAR (quantitative structure-activity relationship) ou em português ‘relação quantitativa de estrutura-atividade’, que são modelos utilizados para prever as propriedades físico-químicas, biológicas e de destino ambiental dos compostos relacionando diversos descritores para tal. A partir desses modelos matemáticos, podem se prever moléculas mais eficazes, com menos efeitos colaterais e até que levem a um menor dano ambiental.

Texto: Olin Hendrick Brambilla; Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.