Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - QUÍMICA

Campo Limpo Paulista 27/10/2020

Alunos de Química têm palestra sobre Viscosidade

Professores, alunos, egressos e pessoas da comunidade reuniram-se para falar sobre Viscosidade e Reologia em palestra organizada por docentes do Curso de Química

O evento teve como convidada a ex-aluna Alanaah Benassi, que proporcionou conhecimento sobre o ambiente industrial

A palestra foi ministrada pela Química Alanaah Benassi Silva, na noite de 20 de outubro A egressa da Unifaccamp é Coordenadora de Produtos da Braseq Brasileira de Equipamentos Ltda, uma importante fornecedora de produtos e serviços com especialidades tecnológicas da região, com reconhecimento nacional, além de representar importantes marcas, como Ametek Brookfield, Hunterlab, The Electron Machine Corporation, SensaDyne, entre outras.

Os docentes Júlia Rabello Buci e Olin Hendrick Brambilla, de Química foram os responsáveis por organizar e idealizar o evento “Conceitos sobre Viscosidade e Reologia”, que foi aberto aos alunos, ex-alunos, professores, representantes de empresas e demais membros da comunidade.

Júlia Rabello Buci conta sobre o objetivo da noite. “O intuito foi proporcionar aos acadêmicos conhecimentos mais aprofundados sobre o ambiente industrial e de técnicas analíticas preparando, assim, melhores profissionais”.

A palavra Reologia, de origem grega, significa estudo dos fluídos e denomina o ramo da física que estuda o escoamento da matéria, plasticidade, elasticidade e a viscosidade. A viscosidade, por sua vez, é uma propriedade física que caracteriza a resistência de um fluído ao escoamento. O conhecimento destes conceitos é de suma importância para o profissional da área da química.

A compreensão e determinação da viscosidade foi vital para o controle de qualidade visando a padronização dos lotes, o acompanhamento da vida de prateleira (Shelf Life), o desenvolvimento de novos produtos e a garantia das propriedades de aplicação dos produtos.

Texto: Olin Hendrick Brambilla
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.