Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - QUÍMICA

Campo Limpo Paulista 22/10/2020

Aluna publica artigo em evento nacional da química

Com um artigo sobre compostos de borracha, a aluna Valéria de Araújo Dias conseguiu seu lugar na 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

Em 2019, a estudante foi premiada entre os quatro melhores projetos da Correias Mercúrio, Unidade Jundiaí

Valéria Dias, estudante do bacharel em Química, se apresentou na SBQ, 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, e contou com a orientação da professora da Júlia Rabello Buci, além dos profissionais da Correias Mercúrio, Nella Neici Mussigati de Jesus e Thiago Jacinto de Pádua, para os direcionamentos de sua pesquisa, elaboração do resumo e apresentação, neste mês de outubro.

A SBQ foi fundada em julho de 1977 e é a principal instituição de Química do país. Tem como objetivo o desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira, a divulgação da Química e de suas importantes relações, aplicações e consequências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Em 2020, devido à pandemia, a Reunião Anual da SBQ apresentou um formato virtual, mas exigindo da mesma forma, os critérios estabelecidos, como o resumo submetido em inglês e o envio de um vídeo sobre a pesquisa.

Apresentação do trabalho "propriedades mecânicas em compostos de borracha" na 43° Reunião Anual Virtual da SBQ

O artigo em formato de resumo, intitulado “Estudo sobre propriedades mecânicas em compostos de borracha com plastificante de origem vegetal e sistema de cura peroxídica”, foi desenvolvido em três fases, sendo a primeira destinada à revisão bibliográfica e discussão de cases com alguns parceiros; a segunda, o desenvolvimento de formulações, protótipos de laboratório; e a terceira a viabilidade de processo e análise dos resultados com os órgãos normativos (ASTM E ISO).

“O trabalho correlaciona os princípios teóricos/acadêmicos com a prática aplicada, abrange diversas áreas profissionais (P&D, controle de qualidade, engenharia de processos, suprimentos, área técnica, financeiro, planejamento e estratégico) e, principalmente, possibilita um processo mais sustentável para obtenção de elastômeros”, afirma a discente.

Além disso, no ano de 2019, a aluna participou de uma seleção de projetos de melhoria na área, concorrendo entre 20 estagiários da Correias Mercúrio, Unidade Jundiaí, e foi premiada entre os quatro melhores projetos apresentados.

Para assistir o vídeo da 43ª Reunião Anual da SBQ com a apresentação da Valéria, clique aqui.

Texto: Olin Hendrick Brambilla; Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.