Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - ENGENHARIA

Campo Limpo Paulista 06/10/2020

Aluno participa de Congresso Internacional de Engenharia

Fábio Gatamorta produziu dois trabalhos com o foco na reciclagem, que foram apresentados remotamente, devido à pandemia, no Congresso Internacional Society for Experimental Mechanics

Em 2019, em Nevada, o Fábio também publicou dois trabalhos que foram incluídos como capítulos de livro

A partir de dois trabalhos relacionados ao curso de Engenharia de Materiais, o discente Fábio Gatamorta, do 6° semestre, participou do Congresso Internacional Society for Experimental Mechanics, que ocorre anualmente e, em 2020, teve sede em Orlando, nos EUA, de forma remota.

“A Unifaccamp tem um dos poucos cursos de Engenharia de Materiais que dão a possibilidade de se aprofundar mesmo no tema. Por esse motivo, escolhi a Instituição, que é muito bem localizada e me permitiu aumentar a qualidade do meu trabalho”, conta Fábio Gatamorta.

O professor responsável por divulgar o congresso foi Felipe Farrão, que sugeriu que o trabalho fosse enviado para publicação. Foram dois projetos avaliando a reciclagem de um compósito de alumínio por meios de sinterização e forjamento e outro que envolve o desenvolvimento de compósitos a partir de sucata de nióbio para aplicações tribológicas.

Na etapa de produção, um professor francês veio ao Brasil desenvolver e analisar amostras e contribuir pessoalmente com a pesquisa. “Fico muito feliz pois cada vez mais os brasileiros também são grandes participantes de pesquisas de ponta. Já temos essa tradição nas faculdades públicas e vemos que nas privadas também. As oportunidades estão aí”, afirma o estudante.

Em 2019, em Nevada, o aluno publicou dois trabalhos que foram incluídos como capítulos de livro. Um envolvendo a pesquisa de nova liga magnética com efeito de memória de forma para substituição aos materiais disponíveis atualmente e, um segundo, envolvendo reciclagem do alumínio 431 por moagem de alta energia para aplicação em novos compósitos.

Felipe Farrão se emociona e vibra com o aluno. “Estou muito contente por estarmos levando o nome da Unifaccamp para o mundo. Queria aproveitar para agradecer novamente à Secretaria e a Direção por terem auxiliado o Fábio na documentação nas duas ocasiões”.

Texto: Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.