Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - QUÍMICA

Campo Limpo Paulista 06/10/2020

Egressa do Curso de Química ministra palestra sobre 5S

Ex-aluna do Curso de Química da Unifaccamp retorna à sala de aula, desta vez como palestrante, para abordar programa baseado em filosofia japonesa

O evento foi um sucesso para os alunos e em breve a química voltará com outro tema

Com o tema “Programa 5S Housekeeping”, a ex-aluna da Unifaccamp Elisangela Aparecida de Carvalho Brambilla ministrou uma palestra online para os estudantes de Química na terça-feira, 22 de setembro. O foco da noite foi “Mudar atitudes e comportamentos, eliminando desperdícios”.

5S é um programa de gestão de qualidade desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização, sendo que os “S” vem de cinco palavras japonesas que começam com “S”:

Seiri: Senso de utilização

Seiton: Senso de organização

Seiso: Senso de limpeza

Seiketsu: Senso de padronização

Shitsuke: Senso de disciplina

O termo “housekeeping”, ao ser traduzido da língua inglesa pode significar “arrumar a casa” e é caracterizado como as primeiras ações para organizar o ambiente do trabalho dentro das organizações, provendo melhorias em suas condições. Seria como passar a morar em uma residência mais organizada em com tudo funcionando perfeitamente.

A palestra ainda abordou o Diagrama de Ishikawa, 10S, desafios da Gestão da Qualidade em Indústrias e o papel do Químico nos sistemas de Garantia da Qualidade. O evento foi um sucesso para os alunos e em breve a química voltará com outro tema.

A ideia do evento surgiu da professora Júlia Rabello Buci, que convidou Elisangela, Gerente do Sistema de Gestão Integrado na Romanato Alimentos e Consultora na INSPIRAR Consultoria e Treinamentos com mais de 26 anos na área de Qualidade, Segurança de Alimentos e Processos com foco em inovação, aumento de produtividade, redução de perdas e melhoria contínua através de estratégias no desenvolvimento de pessoas e processos nos segmentos de alimentos, pet food e polímeros (filmes flexíveis para produtos higiênicos e alimentos).

A palestrante possui ainda experiência em implementação e manutenção das normas FSSC 22000, IFS, BRC, ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 (ISO 45001) e SA 8000, participação e acompanhamento de auditorias internas e externas e implementação de programas como Kaizen, 5S, HACCP/APPCC, Produção mais Limpa (P+L) e TPM.

Texto: Olin Hendrick Brambilla
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.