Criado e supervisionado pelo professor Reginaldo Oliveira, o projeto “Se Joga” propôs dias de relaxamento guiado e amarelinha africana para os colaboradores da Unifaccamp, nos dias 16 e 23 de setembro, em três horários, 14, 15 e 16 horas.
A ação faz parte da disciplina “Estágio Supervisionado na área de Saúde Coletiva II”. Os alunos que ajudaram no dia foram Vinícius Oliveira Cardoso, Erika Cristina Almeida, Keli Cristina Lopes Silva, Emilly Castilheri Lopes, Suellen Albino Magalhães, Helen Soares de Toledo e Gabriele Silva Couto.
O relaxamento com imaginação guiada é reconhecido pela sua eficácia, resultando na redução de alguns efeitos colaterais, como estresse, ansiedade, insônia e depressão, e aumentando a cada desenvolvimento da prática, o bem-estar e o equilíbrio emocional. Foi oferecido um questionário para os participantes exporem seus sentimentos e dificuldades em relação à atividade realizada, além de apresentarem riscos e problemas relacionados ao estresse.
Já no dia 23, a estratégia da amarelinha africana será utilizada visando um momento de lazer e promoção de saúde. A prática é parecida com a brincadeira tradicional, a diferença é que feita em duplas, exercitando a cooperação, coordenação e trabalho em equipe.
“Ao final, estaremos auxiliando a instituição a visualizar o estado de bem-estar físico e mental dos funcionários, proporcionando mudança nos hábitos de forma a beneficiá-los e torná-los conhecedores do que é saúde e como melhorá-la”, explica Reginaldo Oliveira.