Preparando você para um futuro de sucesso!

Extensão e Pesquisa

Fique por Dentro

Fique por dentro - QUÍMICA

Campo Limpo Paulista 09/09/2020

Alunos têm palestra com pesquisador internacional

Atividade foi ministrada em inglês por Pavel Zelenovskii, que atua como pesquisador em Portugal e é professor na Rússia; evento foi sobre Microscopia Raman e nanopartículas

Pesquisador possui mais de 60 publicações, dois títulos Ph.D, experiência em Microscopia Raman entre outras especializaçõess

A partir do tema “Espectroscopia Raman”, Pavel Zelenovskii, pesquisador da Universidade de Aveiro, em Portugal, e professor na Universidade Federal dos Urais, na Rússia, ministrou uma palestra on-line para os alunos de Química. O evento ocorreu na quarta-feira, 26 de agosto,e foi todo em inglês.

A atividade teve iniciativa da doutora Michelle da Silva Liberato e contou com a explicação da técnica universal, não destrutiva e sem contato, Micro-Raman, de estudo da estrutura e propriedades de materiais orgânicos e inorgânicos, combinando as facilidades analíticas de um espectrômetro Raman convencional com a alta resolução espacial do microscópio óptico ou confocal, proporcionando uma nova potente ferramenta para caracterização de nanomateriais e nanoestruturas.

A professora Michelle conheceu o pesquisador em um evento em Portugal no ano passado, e, a partir daí, puderam trabalhar juntos. Desde então, ela vem tentando viabilizar a palestra, que foi um sucesso entre alunos e professores, e esclareceu como é feita a caracterização de nanomateriais como nanopartículas, nanogrupos, nanotubos de carbono ou de peptídeos, grafeno, entre outros.

O professor Pavel Zelenovskii possui mais de 60 publicações, dois títulos de Ph.D, um em Física do Estado Sólido na Universidade Federal dos Urais (Rússia, 2010) e outro em Física pela Universidade Paul Verlaine (França, 2011) . Desde 2018, é pesquisador no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, e tem experiência em Microscopia Raman, Espectroscopia no Infravermelho e no UV-Vis, Microscopia de Absorção Atômica, Ressonância Magnética Nuclear, Difração de Raios-X, e mais.

Texto: Olin Hendrick Brambilla; Caroline Rodrigues - RA: 28162
Foto: Reprodução
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.