Para falar sobre a saúde mental dos enfermeiros frente ao Covid-19, a coordenadora do curso de Psicologia, Fernanda Ferracini, foi convidada para participar de uma live no Facebook na noite do dia 18 de maio.
A palestra foi promovida por Solange Caetano, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), e contou com a participação de Valdemir Vieira, mestre em Enfermagem Psiquiátrica.
Nesse encontro foi abordada a questão da luta antimanicomial, comemorada no mesmo dia do evento, saúde mental dos enfermeiros e patologias que tem se evidenciado diante da pandemia.
As epidemias costumam provocar um pânico generalizado na população, principalmente quando não se tem total conhecimento sobre a doença, que é o caso do novo coronavírus, esse tipo de situação pode abalar a saúde mental, causando estresse e ansiedade.
Fernanda conta que esses são sentimentos comuns ao seres humanos. “Infelizmente, a maioria tem vivenciado com essas emoções com forte ênfase, e precisamos ter ações e orientações específicas para que todos saiam dessa pandemia sem grandes prejuízos emocionais.”